Governo libera novo lote do auxílio emergencial; confira os calendários

Grana será paga a mais 122 mil informais que contestaram resposta negativa

São Paulo

Mais 122 mil trabalhadores informais vão receber o auxílio emergencial de R$ 600. Esses cidadãos foram incluídos nos ciclos 5 e 6 de pagamento, segundo informações do Ministério da Cidadania. O benefício está sendo liberado após contestação da negativa feita para ter o benefício.

Os calendários de pagamento foram publicados no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (27). O depósito dos valores no Caixa Tem começará nesta segunda-feira (30) para este público. Como o calendário do ciclo 5 já estava em andamento, a grana será liberada para um grupo de nascidos de janeiro a junho na segunda. Os demais receberão normalmente, conforme o calendário em andamento.

Têm direito aos valores os informais que entraram com a contestação da negativa entre 26 de agosto e 16 de outubro, por meio do site ou aplicativo do auxílio emergencial. Também entra neste lote quem contestou a resposta entre 27 de julho e 19 de outubro, pelo site da Dataprev.

Segundo o Ministério da Cidadania, estão sendo liberados, ainda a concessão da grana para quem teve o benefício reavaliado em novembro, após atualizações em dados nas bases do governo e, após contestarem o corte da grana, foram consideradas elegíveis.

Veja os calendários de pagamento

Depósito da primeira parcela no Caixa Tem (ciclo 5):

Mês do aniversário Data de depósito
Janeiro a junho 30 de novembro
Julho 2 de dezembro
Agosto 4 de dezembro
Setembro 6 de dezembro
Outubro 9 de dezembro
Novembro 11 de dezembro
Dezembro 12 de dezembro

Depósito das demais parcelas no Caixa Tem (ciclo 6)

Mês do aniversário Data do depósito
Janeiro e fevereiro 13 de dezembro
Março 14 de dezembro
Abril 16 de dezembro
Maio 17 de dezembro
Junho 18 de dezembro
Julho e agosto 20 de dezembro
Setembro 21 de dezembro
Outubro 23 de dezembro
Novembro 28 de dezembro
Dezembro 29 de dezembro

Saque ou transferência de todas as parcelas:

Mês de aniversário Data de saque ou transferência
Janeiro e fevereiro 19 de dezembro
Março 4 de janeiro de 2021
Abril 6 de janeiro de 2021
Maio 11 de janeiro de 2021
Junho 13 de janeiro de 2021
Julho 15 de janeiro de 2021 d
Agosto 18 de janeiro de 2021
Setembro 20 de janeiro de 2021
Outubro 22 de janeiro de 2021
Novembro 25 de janeiro de 2021
Dezembro 27 de janeiro de 2021

Diferença nos calendários

Desde o início do pagamento do auxílio, a Caixa Econômica Federal, responsável pelo depósito dos valores, faz calendários distintos para pagar as parcelas. Primeiro, é feito o depósito na poupança social digital, por meio do Caixa Tem. Depois, os saques em dinheiro ou as transferências para outras contas em outros bancos são autorizados.

Nesta última fase de pagamentos até agora (pode ser que tenhamos novas, pois ainda há contestações a serem analisadas), como o penúltimo ciclo (5) está em andamento, 60,7 mil novos beneficiários nascidos de janeiro a junho terão o dinheiro depositado nas contas digitais na segunda (30).

Depois, seguirão o calendário de liberações dos valores para o ciclo 6, e vão receber acumuladamente até quatro parcelas. O saque dos valores, no entanto, será em outra data, e todos poderão fazer a retirada, o que inclui beneficiários dos ciclos 5 e 6.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.