Descrição de chapéu Coronavírus

480 mil receberão parcelas da renda emergencial de SP pela Caixa

Créditos do benefício da prefeitura começarão na quarta (9); veja calendário

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo informou nesta terça-feira (8) que 480 mil famílias receberão, em pagamento único, as parcelas de outubro, novembro e dezembro da renda básica emergencial.

Os créditos terão início nesta quarta (9) e seguirão até o próximo dia 15. Os beneficiários estão distribuídos no calendário conforme o final do NIS (Número de Identificação Social).

Cada parcela da renda básica emergencial é de R$ 100 e o objetivo do programa municipal é reduzir os efeitos econômicos da pandemia causada pelo novo coronavírus sobre a população de baixa renda da cidade.

Pessoas com deficiência, independentemente de idade, receberão um benefício no valor de R$ 200 por mês, mas não serão incluídas aquelas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). O valor será creditado de forma eletrônica.

Foram incluídas nesse programa de distribuição de renda da prefeitura as famílias em situação de vulnerabilidade inscritas no Bolsa Família até setembro de 2020.

Também participam do programa famílias de trabalhadores ambulantes do comércio informal que atendam aos critérios do Bolsa Família e que possuam Termo de Permissão de Uso vigente ou que estejam cadastrados no sistema “Tô Legal!” para o comércio ou prestação de serviços ambulantes.

O responsável familiar que possuir Conta Fácil, Conta Poupança Fácil ou Poupança na Caixa receberá o benefício em conta.

Para quem não possui conta na Caixa, será aberta uma conta poupança social digital, também no banco federal.

Nesse caso, é possível receber o benefício pelo aplicativo Caixa Tem em um telefone celular com acesso à Internet.

Quem não possuir internet poderá sacar em uma agência da CAIXA, com documento de identificação válido com foto, de acordo com o calendário.

O benefício será gerado automaticamente para as famílias que atendam aos critérios do programa.

Os canais de atendimento ao cidadão para dúvidas sobre o benefício são o site da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e o Portal 156.

Não é necessário que os munícipes se dirijam aos Centros de Referência de Assistência Social, postos do Descomplica SP ou agências da Caixa para realizar cadastros ou solicitar a abertura de conta.

Público será avisado por SMS ou carta

Um aviso por SMS será enviado para 428 mil munícipes a partir desta quarta com a mensagem informando a data do pagamento, segundo a Coordenação de Gestão de Benefícios de São Paulo.

As mensagens serão enviadas no dia em que o pagamento cai para cada beneficiário. As 52 mil pessoas que não têm o cadastro de celular receberão uma carta via correio.

As contas que ainda não foram abertas automaticamente são de pessoas com documentação ou CPF irregulares ou alguma informação incompleta no cadastro, de acordo com a prefeitura.

Para esses casos, a prefeitura e a Caixa prometem tomar as ações necessárias para que essas contas sejam abertas o mais breve possível.

A partir desta quarta também será possível consultar a situação do benefício por meio do Portal 156.

CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS | QUANDO O BENEFÍCIO CAI NA CONTA

O calendário de pagamento será de acordo com o final do número do NIS:

Final do NIS Data do crédito
1 e 2 09/dez
3 e 4 10/dez
5 e 6 11/dez
7 e 8 14/dez
9 e 0 15/dez
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.