Comércio aposta em promoções em janeiro para aquecer vendas e reduzir crise

Varejo se prepara para as tradicionais liquidações de início de ano, com descontos de até 70%

Juca Guimarães
São Paulo

O comércio varejista prepara uma grande queima de estoques e promoções para manter aquecido o ritmo de vendas no mês de janeiro.

As empresas já estão anunciando saldões e a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) confirmou a realização da segunda edição da Sampa Week, entre os dias 23 e 31 de janeiro, na capital.

“A Sampa Week faz parte das comemorações do aniversário da cidade de São Paulo [dia 25] e ajuda a movimentar a economia de uma forma geral, além do comércio que a gente espera que tenha um janeiro de 2021 melhor do que em 2020", diz Marcel Domingos Solimeo, economista da ACSP. "A semana de promoções tem reflexo positivo para o turismo, bares e restaurantes."

Segundo a ACSP, a Sampa Week de 2021 terá a participação de 20 mil lojas, incluindo as unidades das Casas Bahia, Preçolândia, Pernambucanas, Ponto Frio e Magazine Luiza. Na primeira edição da Sampa Week, em 2020, a vendas online subiram 33% as em lojas físicas, 13% na comparação com o mesmo mês de 2019.

A ideia da Samp Week é fortalecer as vendas de janeiro, que é considerado um mês fraco para o comércio de rua, por conta do período de férias. “Com o tempo, essa data deve ficar tão grande quanto o Natal ou a Black Friday”, disse Douglas Formaglio, vice-presidente da ACSP.

Os shoppings centers de São Paulo também vão iniciar o ano com saldões e promoções. De acordo com a Alshop (Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping), os preços das roupas devem ser destaques nas liquidações de começo de 2021, principalmente por conta do perfil das lojas.

“Historicamente, os produtos de vestuário são sempre os mais procurados pelo saldão, porque quase 50% das lojas de shoppings são de vestuário. E é importante lembrar que cada loja ou marca tem o seu modelo de trabalho e suas regras”, disse Nabil Sahyoun, presidente da Alshop.

A liquidação do Magazine Luiza, chamada Liquidação Fantástica, tem previsão para o dia 8 de janeiro, a primeira sexta-feira útil do ano, e os descontos podem chegar a 70%, para alguns produtos. O forte da rede são os celulares, eletrodomésticos, móveis e aparelhos de televisão. É a 28ª edição.

“As grandes magazines querem fechar o balanço, então acabam fazendo grandes promoções, e isso acaba ajudando a promover o movimento pós-natal”, disse Sahyoun.

Os avanços no combate à pandemia do coronavírus, com a expectativa de início da vacinação em janeiro, por exemplo, também são fatores que animam o comércio varejista para as promoções de começo do ano.

Entre 2016 e 2019, o faturamento anual dos shoppings deu um salto de 19,7%, saindo de R$ 140,5 bilhões para R$ 168,2 bilhões, As compras de final de ano, a partir de novembro, e as promoções do mês de janeiro impulsionam o crescimento do setor.

Pela internet, a loja virtual Amazon já oferece descontos de 15% a 80% nas ofertas do pós-Natal. Os destaques são os livros e itens para a casa.

A rede Casas Bahia tem descontos de até 60% nos preços pela internet. Um celular Motorola Moto G9 Play que custava R$ 1.599 teve o preço reduzido para R$ 1.299, queda de 18,7%. A liquidação de queima de estoque nas lojas físicas das Casas Bahia está prevista para o início de janeiro.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.