Descrição de chapéu INSS

Segurado espera resposta sobre revisão de aposentadoria do INSS

Aposentado afirma que já ingressou com pedido administrativo, mas INSS nega

São Paulo

O aposentado Arlindo Pedro da Silva, 67 anos, diz que tenta receber há mais de dois anos uma resposta do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ao seu pedido de revisão do benefício.

Ele, que se aposentou por idade em 2018, diz que está recebendo apenas um salário mínimo, quando, na verdade, teria direito a três vezes e meia esse valor.

“Recolhi 16 anos pelo INSS e, depois, trabalhei em outro regime de Previdência. Esse outro período, converti para somar tudo junto ao INSS e sair um salário maior, só que o INSS não aceitou”, queixa-se.

Arlindo Pedro da Silva, 67, diz que INSS não incluiu tempo de serviço em que trabalhou como servidor público - Arquivo pessoal

O segurado diz que, ao ter a negativa da inclusão de tempo, recorreu à Justiça. De acordo com ele, o Judiciário aceitou os documentos que comprovam o tempo trabalhado por ele como servidor público para fins de conversão ao INSS.

Questionado pelo Agora em janeiro sobre a situação do aposentado, o INSS respondeu que o leitor precisaria solicitar reanálise. O leitor, por sua vez, afirma que o procedimento já foi feito logo após o primeiro recebimento do benefício.

Silva queixa-se de estar passando dificuldades financeiras por causa do valor de sua aposentadoria.

“Minha esposa foi demitida há sete meses e meu filho trabalha com salário reduzido. Assim, as despesas da casa acabam ficando para mim também”, diz.

Ele diz que, há vezes em que precisa fazer bico como vendedor para poder pagar as contas. “Ou, quando aperta, uso uma reserva que consegui ao longo da vida. Gostaria de novamente obter uma força do jornal Agora para ajudar no meu pedido.”

INSS não localizou solicitação

Em nota, o INSS esclarece que não foi localizado no sistema do órgão nenhum pedido de revisão administrativa protocolado pelo segurado.

“O senhor Arlindo tem uma ação judicial contra o INSS, que está tramitando na 2ª Vara Federal de Osasco. O segurado deve obter as informações sobre essa ação na Justiça ou com seu advogado.”

O pedido administrativo de revisão é feito sem a necessidade de advogado. Para dar andamento à solicitação, é preciso ligar no 135 ou acessar o Meu INSS.

Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br ​​​​

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