Descrição de chapéu FGTS Caixa Econômica Federal

Trabalhador tem até esta quinta (31) para sacar FGTS emergencial

Se não houver resgate, grana fica na poupança social digital; contestação de fraudes pode ser feita em até cinco anos

São Paulo

Trabalhadores têm até esta quinta-feira (31) para sacar ou movimentar o FGTS emergencial de até R$ 1.045. Caso não seja resgatado até a data, diz a Caixa, o recurso ficará disponível na poupança social digital e não voltará para o saldo do Fundo do trabalhador.

Isso acontece porque, a partir de novembro, os valores até então não resgatados começaram a ser devolvidos para suas respectivas contas do Fundo. No entanto, a Caixa também abriu a opção para quem havia tido a grana revertida ao FGTS e quisesse recebê-la novamente.

Para isso, o banco determinou que seria necessário acessar o aplicativo FGTS, complementar os dados cadastrais e solicitar o saque dos valores, que são creditados na conta poupança social digital.

A Caixa reforça que os valores creditados a partir da solicitação dos trabalhadores não serão retornados à conta FGTS, mesmo que não sejam movimentados nos próximos dias.

O saque do FGTS emergencial foi liberado pelo governo federal como uma das medidas para amenizar a crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19.

No calendário normal (ou seja, antes do início da devolução dos valores), a grana era disponibilizada automaticamente em uma conta (a poupança social digital) aberta pela Caixa no nome do trabalhador com saldo em suas contas ativas ou inativas.

Independentemente do saldo do FGTS, o valor do FGTS emergencial é de, no máximo, R$ 1.045.

A movimentação pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem para transferências e pagamento de boletos, por exemplo. Também é possível sacar o recurso em agências da Caixa.

O período para saques começou no final de junho, para quem nasceu no mês de janeiro, e o calendário de liberações seguiu de acordo com o mês de nascimento até o dia 14 de novembro, quando saiu o lote dos aniversariantes de dezembro.

Fraudes no FGTS emergencial

Muitos trabalhadores têm se queixado de fraudes no seu FGTS emergencial.

Depois de conseguir o CPF do trabalhador, o criminoso obtém a senha do Caixa Tem e cadastra um email criado por ele como sendo da vítima. Com esses dados, consegue movimentar os valores, pagar compras e até pagar boletos.

Há duas formas de identificar o golpe: acompanhar extratos do FGTS ou tentar fazer o saque pelo aplicativo Caixa Tem.

O trabalhador que acreditou que não precisaria sacar o crédito feito pelo governo em uma conta aberta em seu nome, sem autorização, poderá nunca perceber que o dinheiro foi subtraído.

Quem descobriu que caiu no golpe deve ir pessoalmente a uma agência da Caixa para contestar o saque indevido. É preciso levar CPF e documento oficial com foto.

A Caixa informa que pedidos de contestações de saque podem ser realizados em até cinco anos após a data da transação não reconhecida. As contestações são analisadas em até 30 dias.

Em caso de contestação indeferida, o cidadão poderá realizar nova contestação com apresentação de novas informações que subsidiem a reanálise.

Quem ainda não recebeu

Para receber o saque emergencial FGTS, é preciso estar com os dados cadastrais atualizados. Os trabalhadores que ainda não receberam devem acessar o aplicativo FGTS até esta quinta-feira (31), complementar os dados cadastrais e solicitar o saque dos valores, que serão creditados na conta poupança social digital. O valor e a data do crédito serão informados em seguida.

Canais da Caixa

A Caixa disponibilizou os seguintes canais de atendimento para o Saque Emergencial FGTS:
> App FGTS
> Site fgts.caixa.gov.br
> Central de Atendimento Telefônico Caixa 111, opção 2
> Internet Banking CAIXA

Como fazer a consulta aos valores

Pelo site fgts.caixa.gov.br

  1. Em “Saque Emergencial FGTS”, clique em “Acesse aqui”
  2. Na próxima página, informe CPF ou NIS/PIS/Pasep e clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”
  3. Informe sua senha de internet e vá em “Continuar”; se não tiver senha ou se esqueceu, clique em “Cadastrar ou esqueceu senha?”
  4. Caso queira, informe o número do celular para receber alertas e informações sobre seu FGTS
  5. Depois, vá em “Continuar”
  6. Aparecerão os valores a que você tem direito da empresa mais antiga até a mais recente; clique em “Continuar”
  7. Será informado como ocorrerá a liberação da grana

Pelo aplicativo FGTS

  1. Clique em “Entrar no aplicativo”
  2. Na página seguinte, selecione a opção “Cadastre-se”
  3. Informe CPF, nome completo, data de nascimento e email e cadastre uma senha; depois, clique em “Não sou um robô”
  4. Você vai receber um email de confirmação; clique no link que foi enviado e, após o cadastramento, abra novamente o aplicativo informando CPF e senha cadastrada
  5. Aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida profissional, responda-as
  6. Leia e aceite as condições de uso do Aplicativo; para isso, clique em “Concordar”
  7. Em seguida, será possível consultar os valores e, se for o caso, resolver as pendências

Como funciona a transferência ou saque

  • Os valores do saque emergencial do FGTS são creditados em conta-poupança digital aberta automaticamente pela Caixa em nome do trabalhador
  • A movimentação é feita pelo aplicativo Caixa Tem
  • Também é possível ter acesso aos valores nas agências da Caixa, nos caixas eletrônicos e nas lotéricas
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.