Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Etec nega matrícula para aluna que tirou 1° lugar

Família afirma que entregou toda a documentação necessária e solicita ajuda

São Paulo

Jorge Elias da Silva, 38 anos, de Francisco Morato (Grande SP), conta que sua filha foi a primeira colocada no Vestibulinho da Etec 2021 da cidade onde mora, mas reclama que a matrícula dela foi negada sem justificativa. O leitor relata que, há quase dois meses, a família tem procurado a Etec, mas não obteve sucesso na resolução do caso.

O eletricista afirma que a alegria da família em ver que a adolescente, de 16 anos, obteve a melhor classificação para cursar logística foi substituída pela apreensão ao saber que ela não poderia mais se inscrever.

Jorge Elias da Silva solicita reavaliação da matrícula de sua filha na Etec - Arquivo pessoal

Silva afirma que todos os documentos solicitados pela diretoria da Etec foram enviados e que tem o protocolo para comprovar.

“No manual do candidato consta que teríamos informações no dia 27 de janeiro, mas a diretoria da Etec alega que encaminhou mensagem para o email da minha filha no dia 23 de janeiro, um sábado, solicitando o envio de alguns documentos. Porém, esperávamos solicitação do tipo no dia 27, conforme orientação do manual. Aliás, enviamos todos os documentos pelo site no dia 22 de janeiro, mas não adiantou.”

De qualquer forma, o pai diz que foi pessoalmente na antiga escola da filha e pegou os documentos como boletim escolar e mandou novamente para a Etec, porém, nem mesmo assim a matrícula foi deferida. “A direção diz apenas que ela perdeu a vaga. Mandamos novo email e a resposta foi apenas: ‘entendi’. Isso é injusto. A minha filha tem o direito de estudar na Etec.”

Instituição mantém posição

O Centro Paula Souza informa, por meio de sua assessoria, que a decisão de aceitar ou não a matrícula cabe à Etec Francisco Morato, onde ela quer se matricular.

A Fundação Fat, responsável pela realização do processo seletivo, diz que a análise da documentação foi realizada pelos profissionais da Etec e que a negativa aconteceu porque a candidata não enviou os documentos necessários.

À reportagem, a família da adolescente diz que não obteve resposta que esclarecesse o caso e que acionou a Justiça.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.