Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Bradesco faz cobrança indevida, diz aposentado

Leitor afirma que não desbloqueou cartão do consignado, mas houve desconto

Havolene Valinhos Juca Guimarães
São Paulo

O aposentado Jusmar Lopes Pinheiro, 66 anos, de Santo André (ABC), relata que, em março, realizou a portabilidade de seu benefício do seu antigo banco para o Bradesco. Porém ele afirma que, para abrir a conta-corrente, a instituição financeira disse que ele teria que fazer um cartão de crédito consignado, com limite de R$ 500.

“Recebi o cartão, mas nunca fiz o desbloqueio porque não tinha a intenção de utilizá-lo. Porém, em março, por volta do dia 20, percebi um crédito R$ 500 na minha conta, cerca de oito dias antes do pagamento”, relata à reportagem.

O aposentado explica que ele reclamou e o valor foi descontado do pagamento de abril, mas ainda cobraram uma taxa de utilização do limite, no valor de R$ 18. “Fui à agência do Bradesco e reclamei. Então, após muita insistência, eles estornaram essa tarifa”, diz o leitor.

Arquivo Pessoal

Pinheiro afirma que, no pagamento deste mês, teve outra surpresa: o desconto da primeira parcela de um empréstimo consignado no valor mensal de R$ 153,14. O leitor diz também que nunca solicitou esse crédito.

O aposentado afirma que acessou o extrato do Meu INSS e descobriu que se trata de um crédito de cartão consignado do Bradesco no valor de R$ 4.594,20.

“O INSS disse que o problema era com o Bradesco. Pedi o cancelamento do cartão consignado e consegui, mas não estornaram o valor que saiu da minha aposentadoria. Não peguei esse valor”, reclama Pinheiro. “Só estou tendo dor de cabeça com a essa conta-corrente. É um desrespeito com o consumidor”, afirma.

Banco envia correspondência

O Bradesco informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que encaminhou correspondência para o cliente, porém o email retornou. Por isso, o banco diz ainda que a resposta foi reenviada por correspondência no dia 11 de maio via Correios.

Em novo contato com o Agora, o leitor disse que aguarda uma solução definitiva para o caso. “Falaram que estão analisando, mas quero que parem de fazer o desconto e que devolvam o que retiraram do meu benefício.”

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