Pesquisa realizada pelo Procon-SP mostra uma diferença que pode chegar a 50,48% entre os preços das tarifas de pacotes padronizados cobrados pelos principais bancos do país. As taxas foram informadas pelos próprias instituições em suas páginas oficiais online.
Segundo o levantamento, a tarifa cobrada pelo banco Safra, de R$ 31, é 50,48% menor do que a do Itaú para o mesmo pacote, cujo valor mensal é de R$ 46,65.
Os bancos possuem quatro pacotes padronizados de serviços. Cada um deve ter exatamente os mesmos itens. A diferença entre eles é a quantidade de serviços oferecidos em cada item.
Na comparação entre os chamados serviços prioritários, a diferença pode chegar a 900%. Caso da tarifa para “compra de moeda estrangeira – cheque viagem”, que custa R$ 25 no Bradesco e R$ 250 no Banco do Brasil.
A supervisora de pesquisas do Procon-SP, Cristina Martinussi, explica que os bancos são obrigados a oferecer alguns serviços gratuitos, como fornecimento de dez folhas de cheque por mês e disponibilização de dois extratos bancários, entre outros (veja abaixo).
“É importante que o cliente verifique quais são os serviços gratuitos e quais são os pacotes padronizados para ver se vale a pena”, diz Cristina. Ela alerta que o banco não pode cobrar pelos pacotes sem que o cliente tenha feito a contratação e que as instituições financeiras são obrigadas a deixar público suas tarifas.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) diz que “cada instituição financeira determina os preços de seus produtos de acordo com sua estratégia comercial”.
A entidade afirma que criou um site que permite aos consumidores fazer consultas, pesquisas e comparações das tarifas. Clique aqui para acessar.
O Itaú diz que “reitera seu posicionamento de manter preços competitivos no mercado, sem abrir mão de apresentar aos clientes qualidade de serviço e produtos de valor agregado”.
O Banco do Brasil afirma que, em dezembro de 2020, “realizou equiparação das tarifas de câmbio e comércio exterior buscando tarifas uniformizadas”.
Custo elevado | Pacote bancário
- Pesquisa do Procon-SP com os seis principais bancos do país mostra variação das taxas cobradas nos pacotes de serviços básicos
- O estudo comparou taxas entre 2020 e 2021 em pacotes oferecidos por Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Safra
Serviços bancários essenciais
Por lei, os bancos são obrigados a oferecer um mínimo de serviços gratuitos para os clientes
São eles:
- Cartão de débito
- Fornecimento de segunda via do cartão de débito (exceto nos casos de pedido de reposição decorrentes de perda, roubo, furto, danos e outros motivos que não sejam imputáveis ao banco
- Quatro saques por mês
- Duas transferências mensais entre contas da mesma instituição financeira
- Dois extratos mensais contendo a movimentação financeira dos últimos 30 dias
- Realização de consultas pela internet (como verificação de saldos, por exemplo)
- Fornecimento do informe de rendimentos para Imposto de Renda
- Compensação de cheques
- Fornecimento de dez folhas de cheque por mês (desde que o cliente cumpra com os requisitos para utilização desse tipo de material)
- Prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos
O que é importante verificar
- Os bancos são obrigados a informar todas as tarifas cobradas pelos seus pacotes
- Analise se você realmente precisa contratar algum desses pacotes ou se os serviços essenciais gratuitos já te atendem
- Consulte o gerente de sua conta para saber se você paga por algum desses pacotes
Atenção:
- O banco não está autorizado a cobrar por um pacote que o cliente não tenha contratado por meio de contrato
- Em caso de problemas, acione o Procon-SP pela internet
Fontes: Banco Central do Brasil e Procon-SP
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