Criminosos têm aproveitado o aumento das transações digitais e o anúncio do adiantamento do 13º a aposentados e pensionistas do INSS por causa da pandemia da Covid-19 para intensificar a aplicação de golpes.
A maioria consiste na manipulação psicológica da vítima para que ela forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões e de documentos pessoais. Alguns já são velhos conhecidos, como os empréstimos consignados feitos em nome do aposentado, que vai pagar as parcelas sem nunca ter recebido a grana emprestada.
Já entre os mais recentes está o que promete antecipar o pagamento do 13º do INSS se a vítima informar dados pessoais e enviar uma foto por WhatsApp. Com essas informações, os golpistas já conseguem realizar operações fraudulentas.
A recomendação do INSS e de especialistas em segurança é não informar senhas e números de documentos por telefone, WhatsApp e sites desconhecidos e sempre buscar o banco ou o instituto previdenciário se suspeitar do contato recebido ou tiver dúvidas sobre a renda.
Pelo site Meu INSS é possível acompanhar o pagamento do benefício e seus descontos.
Se for vítima de um golpe, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência com a polícia. O documento será necessário para providências administrativas e judiciais que sejam necessárias.
Depois, procure o banco onde recebe o benefício e peça o cancelamento da operação, se for possível, e o ressarcimento dos valores sacados pelo criminoso.
Conheça os 10 golpes mais comuns
1) PROVA DE VIDA ON-LINE
Como funciona
- Criminosos ligam para aposentados e pensionistas, informando a necessidade de fazer a prova de vida on-line, por causa da pandemia
- Os golpistas falam todos os dados pessoais do beneficiário e depois enviam uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo
- Com os dados confirmados e a foto do documento, os criminosos podem realizar fraudes financeiras
Como evitar
- O INSS alerta que as pessoas que receberem a ligação devem desligar o telefone, não fornecendo nenhuma informação
- O INSS não liga para os segurados nem entra em contato pelo WhatsApp
- A comprovação vem sendo realizada normalmente nas agências bancárias
2) ATRASADOS PARA RECEBER
Como funciona
- O criminoso entra em contato informando que o aposentado tem valores atrasados do seu benefício para receber da Previdência
- Porém, existe uma suposta “taxa” cobrada para liberar esse valor
- Então o golpista solicita que seja feito um depósito numa conta bancária para liberar o pagamento
Como evitar
Desligue a ligação!
3) DINHEIRO DE CONSIGNADO
Como funciona
- Em geral, golpes envolvendo crédito consignado consistem em ações criminosas em que golpistas fazem empréstimos em nome de aposentados e pensionistas, sacam o dinheiro e deixam as parcelas para vítima pagar
- Há ainda uma nova fraude, na qual os criminosos, muitas vezes agentes de crédito, assumem o papel da vítima, tomam o crédito, mas deixam o dinheiro na conta do aposentado
- Para o golpista, a vantagem é ficar com as comissões que remuneram o agente de crédito e a instituição responsável por intermediar o empréstimo e o aposentado fica com as parcelas mensais para pagar
Como evitar
- Consulte frequentemente o Meu INSS, na opção “Extrato de Pagamento”
- A consulta permite verificar se há valores sendo descontados mensalmente do benefício para o pagamento de empréstimos ou se houve um crédito desconhecido
4) ANTECIPAÇÃO DO 13º
Como funciona
- Criminosos entram em contato com o aposentado ou pensionista informando que podem liberar a antecipação do pagamento do 13º
- Mas para liberar a grana, os golpistas pedem que o segurado envie uma foto de seu documento, RG geralmente, por WhatsApp
- Com as informações em mãos, os criminosos podem fraudar o benefício
Como evitar
- Não informe dados pessoais por telefone e WhastApp
- O pagamento do 13º será feito em maio e junho, com o pagamento do benefício
5) LIGAÇÃO PARA AGENDAR PERÍCIA
Com funciona
- Criminosos têm ligado para segurados do INSS informando a necessidade de agendar perícia ou cumprimento de exigência
- Na ligação, o golpista pede informações e documentos pessoais, como CPF, dados bancários, senha ou número de cartão
Como evitar
- Se receber uma ligação dessa, o segurado não deve enviar os dados. O INSS apenas solicita informações ou documentos dos segurados pelo sistema Meu INSS
6) BENEFÍCIO BLOQUEADO
Como funciona
- O criminoso liga para o aposentado, informando que seu benefício está bloqueado e que para desbloquear é necessário confirmar informações pessoais, como CPF, RG, dados bancários, número de cartão do INSS
- O objetivo é roubar os dados do segurado para fraudes
Como evitar
Não informe nenhum dado pessoal e desligue o telefone
7) FALSA AJUDA
Como funciona
- Golpistas se passam por funcionários do banco e abordam a vítima nos caixas, oferecendo suposta ajuda, com o objetivo de pegar cartão e senha ou envelope de depósito
- O criminoso distrai a vítima e troca o cartão por outro da mesma cor, bandeira e banco, ou o envelope de depósito da vítima por um vazio
Como evitar
- Sempre peça ajuda a um funcionário identificado do banco, com crachá
- Nunca deixe ninguém ver a senha nem digitá-la no teclado do caixa eletrônico
- E sempre confira o nome impresso no cartão após usar o caixa
8) “AVALISTA” OU “FIADOR”
Como funciona
- Um falso agente de crédito oferece um consignado, geralmente com taxas atrativas, e pede o depósito de um valor antecipado para concluir a transação
- O golpista diz que o pagamento é para o “avalista” ou “fiador”, que irá arcar com o pagamento do empréstimo caso o contratante não pague as parcelas
- Tanto o empréstimo quanto o fiador são falsos
- Assim que recebe o valor do beneficiário, o falsário desaparece
Como evitar
- Se for pedir um empréstimo consignado, busque instituições conhecidas
- Nunca pague qualquer valor para conseguir um empréstimo, isso não existe
9) FALSO FUNCIONÁRIO DO BANCO
Como funciona
- O fraudador entra em contato com a vítima se passando por um falso funcionário do banco ou da empresa com a qual o cliente tem um relacionamento ativo
- O criminoso informa que há irregularidades na conta ou que os dados cadastrados estão incorretos
- A partir daí, solicita os dados pessoais e financeiros da vítima
- Com os dados em mãos, o fraudador realiza transações fraudulentas em nome do cliente
Como evitar
- O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão e também nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento
- Ao receber uma ligação suspeita, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para tirar a limpo essa história
10) PHISHING (PESCARIA DIGITAL)
Como funciona
- O phishing, ou pescaria digital, é uma fraude eletrônica cometida pelos engenheiros sociais para obter dados pessoais do usuário
- A forma mais comum de um ataque de phishing são as mensagens de texto no celular e e-mails falsos que induzem o usuário a clicar em links suspeitos
- Também existem páginas falsas na internet que induzem a pessoa a revelar dados pessoais
Como evitar
- Por garantia, não clique em links: digite o endereço no navegador
- Além disso, nunca acesse links ou anexos de e-mails suspeitos
- Mantenha seu sistema operacional e antivírus sempre atualizados
- Em compras on-line, sempre prefira comprar em sites conhecidos e nunca use computadores públicos
- Na dúvida, fale com seu banco
Caí no golpe. E agora?
1º Passo: Faça um boletim de ocorrência na polícia
A medida irá documentar que há alguém ilicitamente se passando pelo aposentado e obtendo vantagens financeiras
O boletim será a base para a conclusão das providências administrativas e judiciais que o aposentado ou o pensionistas precisará tomar
2º Passo: Procure o banco
O banco onde o segurado recebe o benefício é o responsável por zelar pelas informações sigilosas do beneficiário
Por isso, é para o banco que o cidadão deverá pedir o cancelamento da operação fraudulenta e o ressarcimento dos valores já descontados
3º Passo: Protocole a queixa nos órgãos de defesa
Procon
- Pode ser um caminho para o cidadão que não conseguir a cooperação do banco para resolver a situação
- Em São Paulo, o telefone do Procon é o 151 e o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Também é possível prestar queixa pelo site https://www.procon.sp.gov.br/
Portal do Consumidor
- Canal do governo federal que atenderá a esse tipo de queixa
- O site é consumidor.gov.br
Se proteja!
SENHAS
- O ideal é ter senhas diferentes em cada plataforma pois, em caso de descoberta, os criminosos tentarão utilizá-las em diferentes canais
- Com acesso à senha do Facebook, por exemplo, tentarão a mesma para acessar contas em bancos, lojas e outros locais
- Quando não buscam dinheiro, procuram algo que também gera lucro, como dados pessoais ou milhas
- Há todo um comércio para essas informações
BLOQUEIO DE EMPRÉSTIMO
- Quem preferir pode usar o Meu INSS para pedir o bloqueio do benefício para empréstimos consignados
- No menu inicial, digite no campo de busca “Bloqueio”
- Depois clique na opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo”
- Também podem ser solicitadas informações pelo 135
Fontes: Febraban, Tempest Security Intelligence, INSS, Ingrácio Advocacia, advogado Rômulo Saraiva
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