A Receita Federal comunicou a liberação à consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2021 a partir das 10h desta quarta-feira (23). O pagamento contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2020.
O crédito bancário para 4,2 milhões de contribuintes será realizado no dia 30 de junho, no valor total de R$ 6 bilhões.
Receberão neste lote contribuintes que têm prioridade legal, sendo 97 mil idosos acima de 80 anos, 779,7 mil entre 60 e 79 anos, 54,2 mil com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 385,6 mil profissionais da educação.
Serão contemplados ainda 2,9 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 21 de março.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".
A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço do banco, ou ligando para a central de relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, ele deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e clicar em “Meu Imposto de Renda” e, depois, em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.