6º Mutirão do Emprego de São Paulo começa hoje com 12 mil vagas; veja como participar

Inscrições são feitas apenas pela internet e entrevistas serão presenciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O 6º Mutirão do Emprego organizado pelo Sindicato dos Comerciários começa nesta segunda-feira (30) com cerca de 12 mil vagas nos setores de comércio e serviços. Os candidatos já podem cadastrar seu currículo no site https://www.comerciarios.org.br/Mutirao-de-emprego.

Os currículos serão analisados por ordem de inscrição, ou seja, quem fez o cadastro nos primeiros dias terá prioridade na triagem. As inscrições estão abertas até o dia 4 de outubro e o período de provas dos candidatos pré-selecionados vai de 4 a 22 de outubro. Há oportunidades para açougueiro, padeiro, peixeiro, sushiman, operador de loja, estoquista, vendedor, entre outras.

Nessa primeira etapa, já são 35 empresas cadastradas, como Carrefour, Supermercado Dia, Polishop, Globalvox, Include Quality, GPA (Grupo Pão de Açúcar), Atento e Magazine Luiza.

Neste ano, o mutirão será feito em um sistema híbrido: as inscrições e o envio do currículo serão totalmente pela internet, mas os candidatos pré-selecionados passarão por entrevista e provas presenciais na sede do Sindicato dos Comerciários, no vale do Anhangabaú (centro da capital paulista). Será agendado um horário para cada candidato.

Conhecido por reunir centenas de trabalhadores em longas filas no vale do Anhangabaú, pelo segundo ano a inscrição será 100% virtual, para evitar aglomerações na pandemia. Na edição de 2020, o mutirão recebeu 300 mil currículos.

O mutirão é organizado pela UGT (União Geral dos Trabalhadores), com a participação do Sindicato dos Comerciários, dos Padeiros, Asseio e Conservação e Construção Civil, entre outros. O evento também conta com parceria com o Centro Paula Souza, Senai e Associação Comercial, que auxiliam na qualificação dos candidatos.

Como preencher o currículo:

No site de cadastro dos currículos, o candidato deverá preencher seus dados pessoais, objetivo profissional, escolaridade, cursos. Também poderá informar as empresas onde já trabalhou, se não for seu primeiro emprego. Será necessário fornecer o endereço completo, dados de contato, número do CPF e se tem carteira de habilitação.

Veja o que preencher na ficha:

  • Objetivo: informar o cargo pretendido e a função em que deseja trabalhar
  • Formação acadêmica: ensino fundamental, médio ou superior (completo ou incompleto)
  • Cursos extracurriculares: de informática, idiomas, cuidador/a, cursos técnicos e outros
  • Experiência profissional: as últimas três empresas em que trabalhou (começando pela mais recente). Informar data de entrada e de saída e o cargo exercido
  • Outras habilidades: resumo das atividades que exerceu nos cargos em que trabalhou

Como as empresas ainda podem aderir ao mutirão, o sindicato espera passar de 20 mil vagas até o final do evento. "Imagino que haverá muita procura, pois no momento as áreas de comércio e de serviços iniciam suas contratações para a temporada de final de ano", afirma Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários.

Segundo Patah, para contornar a dificuldade da falta de qualificação, há parcerias para oferecer cursos rápidos, como o de operador de caixa. "Esse é o mutirão da inclusão social, do aperfeiçoamento e da qualificação profissional", diz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.