As inscrições para o 6º Mutirão do Emprego, iniciadas no final de setembro, terminam nesta sexta-feira (9). Segundo o governo do estado, estão sendo oferecidas 12,5 mil vagas.
As oportunidades são concentradas na área de serviços e atendimento, com posições para operador de loja, estoquista, vendedor, entre outras.
Conhecido por reunir longas filas de trabalhadores no vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo, neste ano o evento está sendo feito de forma virtual.
A organização também é feita pelo Sindicato dos Comerciários e pela UGT (União Geral dos Trabalhadores). Entre os parceiros, estão empresas como Atento, Leroy Merlin, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Makro.
Como participar
Para participar, é preciso cadastrar o currículo no site www.meuemprego.sp.gov.br/vagacerta. O trabalhador que não tiver acesso à internet pode pedir auxílio em uma unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
Segundo o governo estadual, já foram recebidos 298,5 mil currículos. De acordo com os Comerciários, a maioria dos participantes afirma querer fazer curso de qualificação. Nos últimos anos, as queixas dos empregadores contratantes do mutirão eram relativas à falta de capacitação dos participantes.
No mutirão virtual, o candidato pode se inscrever em cursos do Programa Empreenda Rápido ou em cursos EAD oferecidos pelo Via Rápida Virtual, em parceria com a Univesp. São cursos na área de gestão de negócios, finanças, planejamento empresarial, tecnologia e idiomas.
Há também opções de cursos customizados do Programa Minha Chance na plataforma do Via Rápida, formatados pelo Centro Paula Souza para atender às necessidades das empresas Atento, Niazi Chohfi e Carrefour.
O sindicato e a UGT afirmam que as empresas já estão tendo acesso aos currículos cadastrados desde terça-feira (5). O processamento leva de oito a dez dias. Os currículos serão analisados por ordem de inscrição, ou seja, quem fez o cadastro nos primeiros dias terá prioridade na triagem.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.