O auxiliar administrativo Alberto Marques Marson, 21 anos, da Barra Funda (zona oeste), conta que, em menos de seis meses, recebeu pela segunda vez uma cobrança indevida da Enel.
Marson afirma que, em média, o valor de sua conta de luz não passa de R$ 50. Porém, ele diz que recebeu uma fatura e um email informando que deve exatamente R$ 9.737,50 para a distribuidora de energia. “A Enel mandou neste mês o valor de R$ 4.667,60. Tomei um susto”, afirma o leitor à reportagem.
O auxiliar administrativo afirma que, após analisar a cobrança, no final da fatura, constava mais uma surpresa. A empresa alega que existe uma cobrança retroativa no valor total de R$ 5.069,90. “Após precisar tomar medicamento para me acalmar, constatei, pela segunda vez, em menos de seis meses, que a leitura do meu relógio foi realizada erroneamente”, queixa-se Marson ao Agora.
Segundo o leitor, o colaborador da concessionária de energia que realiza a medição anotou 1.008 kWh (quilowatts-hora) a mais do que consta no relógio. “Isso parece algum tipo de perseguição, pois após conversar com o zelador do local onde resido, fui informado que sou a única pessoa que vem sofrendo essas discrepâncias em minha conta de luz”, diz.
O leitor afirma ainda que, no dia 15 de setembro, registrou reclamação na central da Enel para que sua conta fosse reavaliada e o valor, revisado. “O prazo para resposta terminou no dia 22 de setembro, mas ninguém entrou em contato”, reclama Marson ao Defesa do Cidadão.
Empresa revisa valor cobrado
A Enel Distribuição São Paulo informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que entrou em contato com o cliente e esclareceu que foi identificado um erro de leitura. A distribuidora diz ainda que encaminhou a fatura revisada para o email cadastrado.
Em novo contato com o Agora, o leitor confirmou a solução do caso. “Corrigiram o valor da conta para R$ 68,35. Não precisei pagar, pois já tinha um crédito anterior da outra fatura que eu tinha pago a mais”, disse.
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