Opções mais acessíveis a quem gosta do estilo fora de estrada, mas não pode ou não quer ter um SUV, os hatchs aventureiros ganharam dois novos concorrentes nos últimos meses.
De um lado está o Hyundai HB20X, versão metida a lameira do compacto que chegou à segunda geração no ano passado e recebeu um visual ao menos polêmico. A versão X recebeu plásticos exageradamente grandes e ao contrário do que possa parecer, o resultado ficou harmônico.
O aventureiro, no entanto, ficou sem o eficiente motor 1.0 turbo dos HB20 urbanos e é vendido somente com o antigo 1.6 16v de até 130 cv. O câmbio pode ser manual ou automático.
Anda bem, mas o consumo cobra o preço pelo esquecimento. No teste do Agora, a média com álcool ficou em 8,5 km/l. O sedã HB20S, mais pesado, fez 9,5 km/l em dezembro.
Por dentro, o Hyundai é mais esportivo do que lameiro. O painel preto tem detalhes em vermelho nas saídas de ar e em detalhes dos bancos de couro da versão mais cara. Há bom espaço e o acabamento é caprichado. Faltou o conforto do ar-condicionado automático, mas pelo menos os comandos podem ser digitais.
Ponto positivo para a oferta dos airbags laterais, embora eles só existam na segunda versão mais cara, a Diamond. Os preços vão de R$ 67.890 a R$ 77.790.
Do outro lado temos o Argo Trekking. A versão aventureira do compacto da Fiat já existia com motor 1.3, mas recebeu o motor 1.8 e o câmbio automático de seis marchas recentemente.
Conta com um visual mais discreto com plásticos menores, embora conte com mais adesivos. Se dá melhor em uma voltinha por uma estrada de terra por ter pneus de uso misto.
Ao volante, não se sobressai diante do rival. O motor de 139 cv é pouca coisa mais rápido e tão beberão quanto, fazendo 8,2 km/l.
As listas de equipamentos também são parelhas. Começa básico em R$ 69.990 e vai ganhando equipamentos como chave presencial, câmera de ré e bancos de couro conforme a lista de opcionais for crescendo. Ele não é dividido em versões.
Completo, o Argo sai por R$ 77.840 com o ar automático, mas sem os airbags nas laterais.
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