A Fiat descobriu cedo que transformar um carro compacto em picape seria receita de sucesso no mercado nacional. A empresa criou o segmento no fim dos anos 1970, ainda sobre a base do 147, e passou a dominá-lo com a chegada da Strada, em 1998. O modelo foi sendo atualizado ao longo dos anos, mas chegou o momento da grande mudança. Ou quase.
A pandemia do novo coronavírus atrasou os planos da marca italiana. O lançamento, que estava programado para esta semana, deve ocorrer em algum momento entre junho e agosto. Mas a montadora italiana já apresentou aquela que é a novidade mais aguardada do ano.
Estão confirmadas versões com cabine simples ou dupla, que podem ser equipadas com o motor 1.4 Fire Evo (88 cv) ou 1.3 Firefly (109 cv).
Vista de frente, a Strada 2021 lembra os modelos Argo e Cronos. Na traseira, a referência é a Toro, sua irmã maior.
A nova opção cabine dupla tem quatro portas e interior mais folgado que a da antecessora, pioneira entre as picapes compactas com banco traseiro de fábrica. Até então, havia apenas adaptações feitas por encarroçadores independentes, a exemplo da Engerauto e da SR, que “cabinavam” Ford Pampa e Volkswagen Saveiro.
Antes, o espaço disponível no assento de trás da Strada era indicado apenas para carregar bagagens ou crianças em deslocamentos curtos. A posição do encosto, muito ereto, tornava qualquer viagem mais longa uma experiência desconfortável. O modelo atual corrige essa falha ao oferecer comodidade similar à do hatch Argo.
Há também versões com cabine simples e caçamba volumosa (1.354 litros), que deverão ser as campeãs de emplacamento devido à comercialização por venda direta, cujos principais clientes são locadoras e empresas que lidam com transporte em centros urbanos. Essa opção pode levar 720 quilos distribuídos entre carga e ocupantes.
A grande novidade é a Strada Volcano –as versões seguem a nomenclatura da Fiat Toro. A opção mais equipada da nova picape compacta tem faróis com LEDs nos fachos alto e baixo, airbags laterais e central multimídia com tela de sete polegadas, itens inéditos para a picape.
No modelo mais luxuoso, a caçamba deve ser tratada como um porta-malas pelos proprietários. Há capacidade para 844 litros de bagagens, volume que deve atrair os órfãos das extintas peruas compactas.
Todas as versões são equipadas com controles de tração e de estabilidade, além de encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos inclusive para o ocupante que vai no meio do banco traseiro. Esses equipamentos são obrigatórios para todos os carros lançados a partir de 2020.
O comprimento é de automóvel médio: a Strada 2021 tem 4,48 metros na opção com cabine dupla. São 21 cm a menos que a rival Renault Duster Oroch, cujo preço parte de R$ 68.140. A Fiat ainda não divulgou os valores que serão cobrados por sua nova picape, mas devem oscilar entre R$ 60 mil e R$ 80 mil.
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