Jeep Compass e Chevrolet Equinox fazem duelo entre SUVs médios

Utilitários disputam segmento que vai esquentar no ano que vem com a chegada do VW Taos

São Paulo

Depois que os utilitários esportivos compactos dominaram boa parte do mercado, o segmento acima deles promete esquentar no ano que vem.

Hoje ele é dominado pelo Jeep Compass, que só neste ano já vendeu mais de 33 mil unidades. Outra opção na mesma faixa de preço é o Chevrolet Equinox que, importado e mais caro, conseguiu apenas pouco mais de 4.000 vendas até setembro.

O Jeep tem versões a partir de R$ 128.790, mas o Agora testou a versão Longitude, de R$ 142.490 para encarar o Equinox, que começa em R$ 139.490.

O Compass feito em Pernambuco tem motor 2.0 flex de até 166 cv de potência acoplado a uma transmissão automática de seis marchas. Tem um bom desempenho, mas a concepção mais antiga cobra no consumo na faixa dos 7 km/l com etanol no tanque.

O Equinox mexicano é mais moderno. Usa um 1.5 turbinado de 172 cv de potência e roda somente com gasolina, o que favorece o gasto de combustível com média de 11 km/l durante o teste da reportagem.
Além disso, o SUV da GM anda melhor que o rival, tem bom acerto de suspensão e é mais silencioso.

O porte dá vantagem ao Chevrolet. Com distância entre-eixos 9 cm maior, o banco traseiro do Equinox recebe melhor três adultos. O porta-malas dele tem 468 litros contra os 410 do Jeep.

A resposta do Compass é no acabamento caprichado e no fato de ter produção local, que pode baratear a manutenção e perder menos valor na revenda.

Ambos trazer seis airbags, controles de tração e estabilidade, central multimídia com sistemas Android Auto e Apple Carplay, entre outros equipamentos.

Mas, nos dois casos, talvez valha a pena esperar. O Jeep deve ganhar novo motor turbo e o Equinox terá um facelift em breve. Também são esperados novos concorrentes nacionais para a categoria.

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