Dona da primeira faixa de Miss Brasil da história do concurso de beleza, Martha Rocha morreu na noite de sábado (4), aos 87 anos, em Niterói (RJ). Segundo Álvaro Piano, um de seus três filhos, a baiana de Salvador teve insuficiência respiratória, seguida de infarto, mas já estava acamada há alguns anos, sem caminhar.
No mesmo ano em que venceu o Miss Brasil, Martha foi eleita vice-Miss Universo, tendo perdido o título para a norte-americana Miriam Stevenson.
Martha Rocha desmentiu a lenda de que teria perdido a coroa mundial em razão de duas polegadas a mais no quadril, mas a fama do episódio persiste, tendo virado até letra de marchinha de Carnaval.
Referência de beleza ao longo de décadas, ela teve dois filhos com o banqueiro português Álvaro Piano, que morreu em um desastre de avião. Casou-se de novo, com Ronaldo Xavier de Lima, e teve outra filha, a artista plástica Claudia Xavier de Lima.
Sempre se soube que Martha tinha 18 anos quando venceu o Miss Brasil, mas seu filho Álvaro relatou à GloboNewsnese domingo que a mãe mentiu a idade na ocasião, quando já teria 21 e queria parecer mais nova aos olhos dos jurados. Até agora, seu nascimento na maioria dos sites na internet é atribuído a 1936.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.