Descrição de chapéu Zona Leste

Emaranhado de fios em poste irrita moradores na zona leste de São Paulo

Moradora de uma das ruas afetadas cortou alguns fios por conta própria

Jéssica Lima
São Paulo

Os postes de energia elétrica do Jardim São Luís, no Itaim Paulista (zona leste de São Paulo), foram trocados em outubro do ano passado, mas os fios de eletricidade se transformaram em um emaranhado junto aos de telefonia e internet, que alugam os postes. A fiação permanece solta e ao alcance das mãos.

“Já faz cinco meses que trocaram os postes e nem sinal de arrumarem os fios. Quase todo dia tem técnicos das operadoras de telefone mexendo, mas ninguém resolve”, contou o técnico de informática Danilo Almeida, 39 anos. Apesar do problema, energia, telefone e internet funcionam.

fios enrolados e pendurados a um poste. Mulher de blusa rosa e óculos olha os fios
A cuidadora, Aparecida Cassú de Oliveira, 61 anos, na varanda de sua casa. Ela disse que cortou os fios em frente a à sua casa, no Itaim Paulista - Ronny Santos/ Folhapress

Ainda segundo ele, os moradores estão apreensivos. “Dificulta a entrada e saída de veículos de algumas casas na rua, de tão baixo que os fios estão”, acrescentou.

Incomodada com a situação, a cuidadora Aparecida Cassu de Oliveira, 61 anos, tentou minimizar o transtorno ela mesma: pegou um alicate e saiu cortando os fios pendurados. Questionada se não tinha medo de levar um choque, disse que não.

“Onde é alta tensão, os fios já estão lá em cima [no poste]. Os que tirei, não tinham nenhum contato com a energia e estavam pendurados. Fui cortando e jogando no lixo. Acho que são de linhas clandestinas ou desativadas”, afirmou Aparecida.

Outro lado
As operadoras Net, Claro, Oi e Tim informaram que o cabeamento solto não pertence a eles. Já a Vivo, em nota, disse que “equipes técnicas já atuam na rua Maria Luísa de Sousa, no Jardim São Luís, realizando os reparos necessários em sua rede” e que “as equipes trabalham para finalizar as obras no menor tempo possível”.

A nota diz ainda que a companhia “monitora permanentemente a qualidade e a segurança de sua rede e orienta a população para que entre em contato pelo número 10315 quando identificar cabos soltos ou rompidos que sejam da operadora.”

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.