O Metrô, sob gestão João Doria (PSDB), publicou nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial a assinatura de um contrato de R$ 342 milhões com o Consórcio Kobra para fazer a a instalação de portas automáticas nas passarelas de 36 estações, das linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha.
De acordo com a companhia, o prazo para a execução das obras é de 56 meses. Em nota, o Metrô afirma que "nas estações terminais Jabaquara, Tucuruvi, Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda e Vila Madalena, as portas já estão contratadas e serão concluídas até 2021".
Na linha 5-lilás, as portas fazem parte do projeto de ampliação do ramal até Chácara Klabin. "A fornecedora atrasou os trabalhos e foi multada em mais de R$ 50 milhões. Na estação Brooklin os equipamentos foram instalados e funcionam em operação assistida fora do horário de pico. A estação Santa Cruz está em fase final de testes", diz o Metrô, em nota.
As estações Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente (linha 2-verde); Vila Matilde (linha 3-vermelha); Adolfo Pinheiro (linha 5-lilás).; e todas da linha 4-amarela e da linha 15-prata contam com portas de plataforma.
Ainda segundo o Metrô, "a implantação das portas de plataforma permite a redução do número de interferências na via, aumentando a regularidade da circulação dos trens e a segurança dos passageiros".
O plano de retomada da instalação das portas automáticas nas estações de metrô voltou a ser discutido ainda na gestão Márcio França (PSB), no ano passado. O objetivo é reduzir as interferências provocadas por invasões aos trilhos e aumentar a segurança. Entre os anos de 2015 e 2017 ocorreu alta de 41% nesses tipos de episódios.
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