Descrição de chapéu Zona Leste

Eletricista ganha ação após ser confundido com camelô no metrô

Indenização é de R$ 15 mil, mas empresa diz que irá recorrer

O eletricista Valmir Ferreira de Souza, 44 anos, ganhou na Justiça uma indenização de R$ 15 mil por danos morais após ter sofrido uma abordagem violenta por seguranças no metrô, em 8 de agosto de 2018.

Souza ia para o trabalho quando, por volta das 11h, foi abordado por dois seguranças do metrô na estação Penha, da linha 3-vermelha. O eletricista foi detido sob suspeita de comércio ilegal no interior dos vagões, o que sua defesa negou na ação.

Uma filmagem, que foi anexada ao processo, mostra Souza sendo imobilizado pelos dois seguranças, retirado do vagão e colocado contra a parede. Sua mochila acabou revistada, mas nada foi encontrado. Seis seguranças participaram da ação. O eletricista chegou a ser levado a uma sala privada de fiscalização da estação.

A juíza da 44ª Vara Cível da capital, Anna Paula Dias da Costa, disse que o “excesso é claro ante a forma truculenta dos agentes”.

 

Segundo a sentença da juíza, “a conduta dos agentes extrapolou o parâmetro da normalidade para o exercício da profissão, pois as imagens captadas pela câmera de segurança contradizem a versão apresentada pela defesa”.

O advogado Guilherme Tadeu de Angelis Aizner, que defendeu o eletricista, disse que a gravação foi conseguida via judicial. “Houve um constrangimento muito grande. Ele foi arrastado pelos seguranças e está até hoje com temor de andar no metrô”, afirmou.

O Metrô disse que irá recorrer da condenação.
 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.