Referência para os skatistas de São Paulo, a pista do parque da Juventude de São Bernardo do Campo (ABC) está interditada desde novembro de 2018, quando uma enchente atingiu a região e a água da chuva fez com que o chão esburacasse. Desde então, o fluxo de pessoas no local diminuiu em cerca de 80%, segundo os frequentadores.
A reportagem do Agora esteve no espaço e observou que, além de interditada, parte da pista está bloqueada por um tapume. No chão, havia dezenas de buracos, rachaduras e plantas.
Gabriel Lames, recepcionista de 19 anos, frequentava a pista desde que era criança, e conta nunca ter visto o parque tão esvaziado. "Aqui vivia cheio de gente correndo e crianças brincando. Seria impossível ver o parque assim, sem ninguém. Quem fazia esse espaço eram os skatistas, gente da cidade inteira vinha para cá", comenta.
O Parque da Juventude possui mais de 21 mil m² e é considerado o maior parque de esportes radicais da América Latina. Além da pista, que era utilizada por skates, bicicletas e patins, a parede de escalada também está fechada há cerca de 6 meses, segundo o skatista e produtor de alimentos André Felipe, de 20 anos. Para ele, uma pista gratuita faz muita falta na cidade. "Antes todos os campeonatos da região eram realizados aqui, agora a gente não tem nem onde treinar, porque a maioria dos espaços com pista de skate são pagos", diz.
O engenheiro Marcelo Robles, de 45 anos, explicou que ciclistas ainda conseguiam pedalar na pista, apesar dos buracos e rachaduras. No entanto, como skates e patins não poderiam utilizá-la, a diretoria do parque optou por proibir o uso geral e evitar "privilegiar apenas uma classe". "São muitos meses fechada, isso prejudica o esporte, os treinos e também a região. Pessoas de outros lugares vinham só para usar a pista".
Resposta
A Prefeitura de São Bernardo do Campo, sob gestão Orlando Morando (PSDB), disse por meio da secretaria de Serviços Urbanos que planeja implementar uma "grande revitalização de todo o complexo do parque da Juventude". Segundo o governo municipal, o projeto de reforma contempla não só a pista de skate, mas todo o parque, e deve ser divulgado na semana que vem. O prazo para a execução é de 150 dias, assim que as obras começarem.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.