Descrição de chapéu Zona Leste

Parque do Carmo, em São Paulo, tem banheiro quebrado e falta de pessoal

Às vésperas da Festa das Cerejeiras, sanitários estão às escuras e interditados em vários pontos

William Cardoso

Às vésperas da Festa das Cerejeiras, os frequentadores do parque do Carmo, em Itaquera (zona leste), sofrem com falta de funcionários na área da limpeza, churrasqueiras destruídas e banheiros quebrados e às escuras.

Os banheiros do Parque do Carmo, na zona leste de SP, estão quebrados e sem energia - Rivaldo Gomes/Folhapress

A reportagem encontrou sanitários interditados em ao menos três banheiros do parque. "O nosso prefeito está gastando na reforma do Anhangabaú e aqui no Carmo, no [parque] Raul Seixas e nas pracinhas perto de casa está tudo abandonado", afirma o vigilante Ademir Pinheiro, 45 anos. "Não adianta chegar ao banheiro e não ter luz", diz.

Sob gestão de Bruno Covas (PSDB), a prefeitura investe R$ 80 milhões na revitalização do Vale do Anhangabaú (centro) e promete ceder a manutenção do espaço à iniciativa privada.

Os banheiros quebrados e sem energia elétrica no parque do Carmo também incomodaram uma família que foi até o local durante uma celebração da igreja Bola de Neve nesta terça-feira (9). "Além da escuridão, só dois banheiros estavam funcionando", disse a confeiteira Cássia Santos, 29.

O encarregado de produção Nelson Carvalho, 50, foi obrigado a usar a churrasqueira que levou de casa, porque as de alvenaria, do parque, estavam imprestáveis. "Sabia que muitas estavam quebradas e por isso resolvi me prevenir."

Funcionários contaram à reportagem que parte da equipe de limpeza foi demitida pela empresa responsável. Segundo eles, o contrato está no fim, não será renovado e a terceirizada já começou a demitir.

Por esse motivo, o parque poderá ter nesta quarta (10) menos da metade do pessoal que, normalmente, estaria empenhado na limpeza, segundo funcionários. O serviço está concentrado nos banheiros e, eventualmente, trabalhadores desses locais são deslocados também para o gramado.

Resposta

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente afirma que alguns banheiros do Parque do Carmo, em Itaquera (zona leste), foram reformados e que outros ainda passam por manutenção. Também diz desconhecer qualquer alteração nas equipes que prestam serviços no local, já que o contrato com a empresa terceirizada está vigente. 

A secretaria diz ainda que foi realizada intervenção na cabine primária de energia, e que testes são realizados pela empresa contratada em postes e conexões da rede elétrica. "As fortes chuvas recentes, entretanto, provocaram queda de árvores, danificando parte dessa rede e deixando alguns pontos sem luz. Uma equipe técnica já está avaliando os danos", afirma, em nota.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.