Prefeitura parcela multa pela internet, mas serviço tem falha

No primeiro dia, somente um dos dois sites cadastrados funcionou

Mariangela Castro Patrícia Pasquini

No primeiro dia de funcionamento do serviço online criado pela Prefeitura de São Paulo para parcelar multas de trânsito em até 12 vezes no cartão de crédito, o sistema teve falhas.

Nesta segunda-feira (15), ao clicar em "prosseguir ao pagamento" no portal Use Zapay, um dos cadastrados para o serviço, o usuário se deparava com o aviso "Ainda não liberamos o pagamento dos débitos de forma online, mas você já pode fazer isso em um dos nossos postos físicos" e uma lista de endereços de locais para pagamento.

Agente da CET multa veículo em São Paulo; pagamento agora pode ser parcelado - Ronny Santos/Folhapress

Segundo a gestão Bruno Covas (PSDB), o parcelamento online poderia ser realizado a partir do início desta semana. O motorista também precisa ficar atento às taxas de juros cobradas. No site Parcele na Hora, elas vão de 6,35% ao mês a 19,63% (quando pago em apenas uma parcela).

No site Zapay, a taxa é um pouco menor, variando entre 4.88% e 8.65% ao mês, mas o usuário é obrigado a pagar também o Dpvat (seguro obrigatório) do veículo.

Para quem optar pelo pagamento parcelado presencialmente, é preciso ir aos postos do DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário), nas unidades do Detran no Bom Retiro (região central), Aricanduva (zona leste) e Guarapiranga (zona sul). O serviço também está disponível no Departamento de Transportes Públicos e das Subprefeituras M'Boi Mirim, Aricanduva e Santana.

Resposta

O DSV diz ter cobrado a solução dos problemas de instabilidade do site. Segundo a empresa prestadora do serviço, houve mais de 5 mil acessos para simulação do parcelamento ontem. O departamento diz que é preciso pagar o Dpvat do veículo ao aderir ao parcelamento.

De acordo com a empresa ​​Zapay, uma das responsáveis por oferecer o serviço de parcelamento online de multas de trânsito junto à Prefeitura de São Paulo, o parcelamento sofria instabilidade nesta segunda-feira (15) devido a problemas técnicos de terceiros, decorrentes do alto volume de acessos. Ainda segundo a empresa, as devidas providências foram tomadas e o serviço foi normalizado no mesmo dia.

Crédito

Para José Vignoli, educador financeiro do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o ideal é verificar outras linhas de financiamento, como créditos pessoal e consignado nos bancos, antes de acertar o parcelamento das multas oferecido nos sites cadastrados pela prefeitura paulistana. "Há opções mais baratas", diz.

No site do Banco Central há informações atualizadas sobre as taxas praticadas pelos bancos. 
Segundo levantamento realizado no início do mês pelo Procon-SP, no empréstimo pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,32% ao mês. No cheque especial, a taxa média foi de 13,51% ao mês. 

Especialistas do Procon-SP orientam o consumidor a ficar atento e não ceder aos impulsos, principalmente diante das facilidades oferecidas pelos bancos.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.