Encher a pança com carnes gordurosas, massas e bebidas alcoólicas pode ser algo saboroso e uma tentação quase inevitável, mas é também pedir para ter as veias entupidas. Mais que isso, trata-se quase de uma autorização para que o organismo leve a pessoa ao infarto e ao AVC (Acidente Vascular Cerebral). E o principal culpado por tudo isso é o colesterol “ruim”, o LDL.
Uma boa maneira de evitar tudo isso é cuidar daquilo que se coloca no prato. “O combate e a prevenção do ‘colesterol ruim’ ocorrem com alimentação adequada e saudável. Isto é, realizar dieta rica em fibras, com verduras, legumes, frutas, cereais e produtos integrais”, afirma Elko Perissinotti, analista da área técnica de doenças crônicas e saúde mental especializada, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Ingerir gordura leva, inevitavelmente, à obesidade. Pior ainda, pode trazer uma forma corporal que é um verdadeiro ímã para doenças traiçoeiras. “É preciso combater a obesidade, sobretudo, a da cintura abdominal, a mais perigosa, conhecida como barriga de cerveja”, afirma Perissinotti.
Genética
A alimentação e a atividade física são os fatores “controláveis”. Porém, segundo o endocrinologista Renato Zilli, do Hospital Sírio Libanês, a genética é o principal fator de predisposição ao colesterol.
O problema é mais comum do que se pode imaginar e, atualmente, a estimativa é de que um em cada oito brasileiros tenha alteração. “Acredita-se que 12,5% da população brasileira apresente níveis de colesterol elevados”, afirma.
Segundo Zilli, os níveis de colesterol sobem com a idade e o impacto da dieta é de até 20% na predisposição. “Portanto, é sempre bom consultar seu médico, pois os níveis de colesterol devem ser interpretados e avaliados em conjunto com outros indicadores de saúde”, explica.
Impotência sexual
Os homens costumam ser as principais vítimas do colesterol ruim, que pode afetar, inclusive, a vida sexual de quem tem alterações.
O analista Elko Perissinotti, da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, afirma que a impotência sexual costuma ter mais de uma causa, mas o colesterol elevado está entre elas.
“A ereção depende da entrada de sangue nos corpos cavernosos do pênis. Uma vez que a circulação local encontra-se entupida, a chegada do sangue é parcial ou quase inexistente”, afirma.
Embora o colesterol afete principalmente os homens, nem por isso as mulheres devem se descuidar em relação a isso, principalmente com o passar da idade.
“As mulheres estão mais protegidas contra a elevação do colesterol, porém, somente até a menopausa, graças a presença dos hormônios femininos”, afirma Perissinotti. “Mas esses hormônios entram em queda a partir dessa época da vida, quando as mulheres empatam ou mesmo suplantam os homens em termos de ‘gorduras ruins circulantes’”, explica.
O QUE É
Tipo de gordura presente no sangue. Quando em excesso no sangue, há riscos de “entupimento” parcial ou total das artérias
DOIS TIPOS
LDL - é o colesterol ruim, relacionado ao aumento de risco de doença cardíaca, infarto e derrame
HDL - é o colesterol bom, protegendo justamente contra as doenças cardíacas e associado à longevidade
POR QUÊ O HDL É BOM?
Dissolve camadas de gordura, transportando-as para o fígado e eliminando do corpo
O QUE DETERMINA
- Genética (principal)
- Atividade física
- Peso corporal
- Tipo de alimentação
12,5%
da população brasileira tem níveis elevados de colesterol
20%
é o impacto da dieta sobre o nível de colesterol
O QUE COMER
- Legumes
- Frutas
- Salada fresca
- Nozes
- Abacate
- Azeite de oliva
O QUE EVITAR
- Carnes gordas
- Leite integral
- Queijos amarelos
- Bacon
- Manteiga
- Banha
NÃO É SÓ FÍSICO...
Cuidado com o estresse! Fuja de:
- assédio moral
- ruídos intensos
- poluição
- alagamentos
- trânsito
- criminalidade
- conflitos familiares relacionados a drogas ilícitas e ou etílicos
CUIDE DA MENTE
Pratique terapias integrativas
- meditação
- tai chi chuan
- musicoterapia
- biodança/biodanza
MULHERES X HOMENS
Mulheres estão mais protegidas que homens contra a elevação do colesterol somente até a menopausa, graças aos hormônios femininos
IMPOTÊNCIA SEXUAL
Ereção depende da entrada de sangue nos corpos cavernosos do pênis. Com a circulação entupida por gordura, a chegada do sangue é parcial ou inexistente
MITOS
JOGAR BOLA AOS DOMINGOS AJUDA A DIMINUIR O “RUIM”
Praticar esporte somente durante fim de semana não somente é ineficaz, como, para adultos obesos ou relativamente obesos, envolve risco de infarto e AVC
CHAZINHO AJUDA A REDUZIR A GORDURA NO SANGUE
Ervas medicinais e fitoterápicos ou chás não têm eficácia comprovada
Fontes: Elko Perissinotti, analista de saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, e Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.