A pacata Tambaú (255 km de SP), com seus 23 mil habitantes, na região de Ribeirão Preto (313 km), está preparada para o dia mais importante de seus 133 de história, neste sábado (23). A partir das 9h, ocorre a cerimônia de beatificação do padre Donizetti Tavares de Lima. O evento será na Chácara do Padre (veja programação abaixo).
A solenidade oficializa o decreto de beatificação promulgado em 8 de abril pelo papa Francisco, abrindo caminho para a canonização do padre. A organização estima entre 60 mil e 80 mil fiéis.
O milagre que levou à beatificação do padre foi a cura de Bruno Henrique Arruda de Oliveira aos cinco meses - hoje o garoto está com 13 anos.
O menino nasceu com uma deformidade, conhecida como pé torto congênito bilateral, doença que o deixaria sem andar.
Na época, os pais invocaram a intercessão do padre Donizetti. A cura se deu de forma instantânea, completa e duradoura, inexplicável à luz da medicina.
Vindo especialmente da Itália a pedido do papa, o cardeal Dom Giovanni Angelo Becciu é quem celebrará a missa. Em Tambaú, no entanto, o religioso chegou às 11h desta sexta-feira (22).
Um altar em forma de cruz, com 75 metros de comprimento por 15 metros de largura, vai acolher em torno de 300 pessoas, entre cardeais, bispos e sacerdotes. Haverá ainda espaço reservado para autoridades e imprensa.
História
o padre Donizetti nasceu em 3 de janeiro de 1882 em Cássia (MG), mas viveu 35 anos em Tambaú. Ali, foi um sacerdote atuante e realizou obras sociais até sua morte, em 16 de junho de 1961.
A antiga casa paroquial onde viveu o padre foi transformada em museu. A professora aposentada Sônia Maria Teixeira Spiga Real, 71 anos, é uma das zeladoras do local.
Todas as quartas-feiras, às 13h30, Sônia chega, junto de outras amigas, mas sem hora certa para sair, no trabalho voluntário que desenvolve há 15 anos. "O padre Donizetti me batizou e me crismou", afirma.
Na infância, quando tinha entre 12 e 13 anos, Sônia se lembra que, após a missa do domingo, as crianças tinham um compromisso certo: parar na casa do padre para tomar o café com leite e comer as bolachinhas. "Ele preparava para gente", conta, saudosa.
O jornalista Francisco Donizetti Sartori, 61, não só foi batizado como ganhou o mesmo nome do padre, inclusive na grafia. "Meus pais, que estão com 95 anos de idade e 73 anos de casados. Eles eram muito amigos do padre", diz Sartori, um dos integrantes da Comissão Pró-Beatificação.
Parte da estrutura do altar danificada com a chuva de terça-feira à noite foi restaurada ao longo da semana e finalizada nesta sexta-feira para a cerimônia oficial, segundo Sartori.
Serviço
- DIA - Neste sábado (23)
- LOCAL - Tambaú (225 km de SP)
- ENDEREÇO - Chácara Padre Donizetti - avenida Angelina Lepri Biasoli, s/n (em frente à igreja São José e ao lado da Casa da Criança, próximo ao Cemitério Municipal)
- Entrada grátis
PROGRAMAÇÃO
- 5h - abertura dos portões
- 6h - apresentação do coral diocesano
- 9h - missa campal será celebrada pelo cardeal italiano Don Giovanni Angelo Becciu12h - pausa para almoço
- 12h30 - apresentação da dupla Kleber & Rafael13h30 - terço da misericórdia14h15 - Caravana Sangue Caipira (musical)
- 16h - benção especial padre Donizetti
- 22h - encerramento
PÚBLICO ESTIMADO Entre 60 mil e 80 mil pessoas
DICAS
- Use sapato confortável
- Vá de chapéu ou boné
- Leve sombrinha para se proteger do sol
- Passe protetor solar
- Leve cadeiras retráteis ou banquinhos
- Não esqueça da garrafa de água
INFRAESTRUTURA DO LOCAL
- Banheiros químicos
- Praça de Alimentação
- Haverá acessibilidade para pessoas em cadeiras de rodas
- Espaço direcionado aos idosos, gestantes e pessoas com deficiências
- Policiamento para garantir a segurança
- Haverá distribuição gratuita de copos de água potável
- Não há estacionamento para visitantes
- Para quem não puder ir até o local da missa, um telão será colocado no Santuário Nossa Senhora Aparecida, que fica na rua Santo Antônio, 409, no Jardim Boa Esperança
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.