O Infosiga, sistema do governo estadual, indica 874 mortes ocorridas no trânsito ao longo de 2019 na capital. O número representa uma queda de 1,58% em relação a 2018.
A quantidade de mortos por atropelamento, porém, aumentou 3,95% no mesmo período. Foram 394 vítimas nesta modalidade. Quase todas faixas etárias a partir de 45 até 80 anos ou mais também tiveram uma alta de vítimas fatais.
O engenheiro Sérgio Ejzenberg, mestre em Transportes pela Escola Politécnica da USP, explica que é maior a probabilidade de um idoso ser vítima de trânsito por conta da mobilidade reduzida. “São várias as formas que isso pode ser revolvido, seja com travessias com tempo adequado, sobretudo do vermelho piscante do farol de pedestres, e de proporcionar uma iluminação melhor nas áreas de travessia”, diz.
As mortes envolvendo ciclistas na capital também subiram. Foram 36 casos em 2019, ante 22 em 2018 (64% a mais).
“Não foi montada uma rede adequada de ciclovias na cidade, apenas quilômetros de faixas instaladas pelas ruas e avenidas da capital. Se não tiver uma rede, vai continuar acumulando quilômetros de mortes”, afirma Ivan Metran Whately, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística, do Instituto de Tecnologia.
No estado de São Paulo foram 404 mortes (+2,53%) com bicicletas no ano passado, segundo a estatística governo João Doria (PSDB).
Ejzenberg diz que o sucesso de aplicativos de entrega ajudam no aumento de acidentes pois estimulam a produtividade, o que pode induzir os ciclistas a andarem sem segurança.
Resposta
A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), diz que adota medidas para aumentar a segurança dos pedestres, ciclistas, condutores e demais usuários do sistema viário.
Em nota, a gestão cita o Programa Pedestre Seguro, que “ampliou o tempo semafórico para travessia de pedestres em mais de 900 cruzamentos, de 43 dos principais corredores “. Mais sete corredores viários estão programados para receber melhorias, diz.
O novo Plano Cicloviário, afirma a prefeitura, prevê 173 quilômetros de novas conexões e reformas e melhorias em 310 quilômetros já existentes, ações que devem ajudar na redução de acidentes.
Já o governo do estado de São Paulo diz monitorar “permanentemente as estatísticas e o comportamento do trânsito e adota medidas para aumentar a segurança viária”.
Morte no trânsito - veja números
Capital paulista
Ano | Vítimas |
2018 | 888 |
2019 | 874 |
Por acidentes
Mortes | 2019 | 2018 |
Pedestres | 381 | 374 |
Motociclistas | 311 | 361 |
Automóvel | 106 | 108 |
Bicicleta | 36 | 22 |
Caminhão | 15 | 2 |
Ônibus | 6 | 4 |
Outros | 3 | 1 |
Por faixa etária (2019)
0-17 anos | 30 |
18-24 anos | 130 |
25-29 anos | 78 |
30-34 anos | 75 |
35-39 anos | 68 |
40-44 anos | 67 |
45-49 anos | 68 |
50-54 anos | 51 |
55-59 anos | 55 |
60-64 anos | 45 |
65-69 anos | 42 |
70-74 anos | 33 |
75-79 anos | 37 |
80 anos ou mais | 46 |
Mortes no estado de São Paulo
Ano | Vítimas |
2018 | 5.468 |
2019 | 5.433 |
Fonte: Infosiga
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