Prefeitura de São Paulo interdita 30 imóveis por causa da chuva

Na zona leste, muro de condomínio caiu e abriu cratera em estacionamento, que engoliu um carro

São Paulo

A prefeitura interditou 30 imóveis na zona leste de São Paulo após as chuvas de quarta-feira (8) terem deixado um rastro de destruição pela cidade. A cratera que se abriu na Vila Carmosina obrigou a desocupação de quatro casas, um estacionamento, uma fábrica e um condomínio com 24 residências.

Segundo nota da gestão Bruno Covas (PSDB), "a desinterdição será realizada somente após regularização dos locais, que é de responsabilidade dos proprietários". As famílias precisam sair do local por segurança. Não houve vítimas nem feridos.

Engenheiros estiveram no local para avaliar a situação dos imóveis e responderam dúvidas dos moradores quanto a identificação de responsáveis e procedimentos jurídicos.

Na quarta-feira (8), por volta das 23h, houve deslizamento de terra em uma área particular localizada na rua ​Mexiris, altura do número 100, na Vila Carmosina. Um condomínio de casas, que já havia sido interditado em 2014 por causa de risco de solapamento do solo, precisou ser esvaziado a pedido da Defesa Civil, que interditou também os imóveis atingidos.

O desmoronamento do muro do condomínio abriu uma cratera entre um estacionamento e um galpão. Um carro caiu de uma altura de aproximadamente cinco metros. Um outro ficou pendurado e acabou retirado no fim da tarde desta quinta.

A fisioterapeuta Letícia Paulino, 30 anos, dona do carro que caiu na cratera, disse no fim da tarde desta quinta que estava buscando contato com algum representante do estacionamento, do qual é mensalista, para ter informações sobre seguro ou como e quando o veículo será retirado. O automóvel tem seguro apenas contra furto e roubo. "Como eu vou imaginar que um terreno vai desabar e engolir um carro?"

A empresária Amanda Lins, 32, mora ao lado do muro que separa o condomínio do estacionamento. O barulho do desmoronamento fez com que ela pensasse que um avião havia caído. "Foi terrível", afirma.

Segundo Amanda, os vizinhos já tinham receio de que algo poderia acontecer. Eles abriram um processo contra empreiteira que construiu o condomínio por problemas estruturais no terreno como rachaduras e infiltrações. 

Segundo a síndica Fabiana Nestor, 34, uma audiência no dia 13 de dezembro de 2019 determinou que peritos deveriam avaliar a situação do condomínio e que os moradores ainda estavam aguardando a visita, que deve acontecer na manhã desta sexta-feira (10). "Se tivessem vindo antes, isso poderia ter sido evitado", afirma.

A Assistência Social do município também esteve na região para oferecer abrigo, mas alguns moradores optaram por ir para casas de parentes. Outros dizem que não sabem para onde irão. 

Segundo moradores, na tarde desta quinta-feira (9) ainda havia água vazando do encanamento rompido no local.

A reportagem do Agora não conseguiu encontrar os responsáveis pelo estacionamento.

Duas pessoas morreram entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta-feira por causa da chuva na capital e na Grande SP. Em Ferraz de Vasconcelos, uma mulher de 38 anos foi arrastada pela enxurrada e acabou encontrada presa na estrutura metálica de uma empresa.

Na avenida Rio Branco, em Santa Cecília, região central da cidade, segundo informações do Corpo de Bombeiros, um morador de rua sofreu uma descarga elétrica em um poste de iluminação pública e também morreu.

Mais temporais são aguardados nos próximos dias na capital paulista e em grande parte do estado de São Paulo.  

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.