Descrição de chapéu Alalaô

Águia de Ouro leva título inédito

Escola da Pompeia vence pela 1ª vez o Grupo Especial do Carnaval, com enredo sobre o saber

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Águia de Ouro conquistou pela primeira vez o título de Campeã do Carnaval de São Paulo. Com o enredo “O Poder do Saber – Se Saber é Poder… Quem Sabe Faz a Hora, Não Espera Acontecer”, a escola da Pompeia (zona oeste de SP) faturou o troféu dois anos após retornar ao Grupo Especial.

A escola ficou entre as primeiras durante toda a apuração, mas só assumiu a ponta no penúltimo quesito, alegoria. Mas foi somente no último quesito, a bateria, que os integrantes puderam soltar o grito de campeã. 

Ao todo, a Águia de Ouro somou 269,9 pontos, apenas 0,1 a mais que a segunda colocada, a Mancha Verde. 

“Eu não sei precisar para você o que está sendo isso, eu estou em êxtase. Isso aqui é resultado de muito trabalho, abdicando de família, de filho, de tudo que faz na vida, para cuidar da escola de samba”, afirma Sérgio Machado, diretor de alegoria da Águia de Ouro.

Segundo ele, mesmo quando a Tatuapé estava liderando e parecia que iria vencer, a escola da Pompeia não desanimou. “A gente imaginava [que pudesse vencer], porque a gente vinha bem em quase todos os quesitos, nós fomos bem na avenida, estávamos muito focados nisso”, conta. 

Com um desfile exemplar, a Águia exaltou a importância do saber, mostrando que o conhecimento pode ser usado para o bem, como a criação da aviação, ou para o mal, no caso da construção da bomba atômica. Uma das alegorias homenageou o educador Paulo Freire. 

“Nosso enredo é muito complexo, é educação. A única coisa que vai arrumar o país é a educação. Vencer é maravilhoso, ainda mais falando da educação”, desabafou Machado.

Logo após o anúncio, a quadra da escola foi tomada pelos integrantes, que cantavam o samba-enredo sem parar. 

“Esperei 40 anos para chegar a esse dia. Os carnavais de São Paulo são muito disputados e difíceis. Isso dá um gosto ainda mais especial para a vitória”, disse mestre Juca, que comanda a bateria da Águia.(FM)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.