Mundo Bita agita São Paulo com show no sábado de Carnaval

Músicas do espetáculo falam de amor à natureza e inclusão

São Paulo

Um simpático anfitrião de bigode laranja com uma cartola na cabeça, chamado Bita, é o líder de uma trupe que vive em um mundo mágico, localizado entre os planetas Música e Circo, na Galáxia da Alegria: é assim o Mundo Bita, cenário ideal para ilustrar canções infantis de grande sucesso.

Neste sábado de Carnaval (22), o Bloco do Bita desembarca no Espaço das Américas, na zona oeste de São Paulo, para uma matinê com figurinos que remetem à folia, confete e serpentina. Logo na entrada, as crianças serão recebidas por uma orquestra carnavalesca e um boneco gigante do personagem-título.

O Bloco do Bita, do Mundo Bita
Bloco do Bita no Rio de Janeiro: de Pernambuco para o Brasil - Divulgação

Projeto infantil que une música e animação, o Mundo Bita nasceu em 2011 a partir de uma ideia do designer, cantor e compositor pernambucano Chaps Melo. Com os sócios Felipe Almeida, João Henrique Souza e Enio Porto, o quarteto fundou a agência Mr. Plot, e desde então a base de fãs do Mundo Bita só cresce. Mas o que está por trás deste fenômeno infantil?

“Nossa fórmula é basicamente composta por músicas criativas, executadas com primor, ilustrações e animações, tudo regado a conceitos educativos importantes para o desenvolvimento do ser humano. Mantemos essa linha desde o princípio, sem nunca parar de produzir”, conta Chaps Melo.

O roteirista João Henrique Souza, o Jotinha, complementa: “Somos pais, convivemos com crianças e o próprio universo do Mundo Bita é inspirador porque trata de imaginação, educação, inclusão, amor à natureza e às outras pessoas, tudo com uma liberdade poética grande.”

Mas se engana quem pensa que o sucesso veio rápido. “Ninguém estava acostumado a um conteúdo infantil responsável e, ao mesmo tempo, criativo. Sentimos uma resistência inicial, principalmente de pais e mães que ainda não entendiam a proposta. Mas as crianças foram curtindo. Aos poucos as famílias se envolveram e o conteúdo ganhou abrangência lentamente”, diz Jotinha.

Os quatro sócios da Mr. Plot, criadora do Mundo Bita - Felipe Almeida, Chaps Melo, João Henrique e Enio Porto
Felipe Almeida, Chaps Melo, João Henrique e Enio Porto, sócios da agência que criou o Mundo Bita - Divulgação

Inicialmente focados em produção digital e audiovisual, os sócios lançaram em 2013 um primeiro DVD. E foi só no ano seguinte que o projeto invadiu os palcos e se transformou em espetáculo.

“O show veio naturalmente, de uma demanda do público, que nos pediam para transpor o conteúdo digital para o mundo real”, diz Melo. “Licenciamos [o espetáculo] para companhias de teatro e produtoras da nossa confiança e hoje temos uma estrutura que consegue levar o Show do Bita a muitas cidades.”

Bloco do Bita No sábado (22), às 15h. No Espaço das Américas (r. Tagipuru, 795, Barra Funda, tel. (11) 2027-0777). R$ 60 (aceita meia-entrada). Vendas no site www.ticket360.com.br ou na bilheteria do local. Livre.

Bita foi batizado em homenagem a craque do Náutico

O Mundo Bita começou a tomar em forma em 2010, conta o designer Chaps Melo, um dos sócios.

“Minha primeira filha, Bebel, estava para nascer, e eu escutava muito com a minha esposa o disco ‘O Grande Circo Místico’, de Chico Buarque e Edu Lobo. Para fazer a decoração do quarto, desenhei personagens baseados na obra [que resultaram depois no Mundo Bita]. Um ano depois, com a [agência] Mr. Plot criada, resolvemos dar mais vida àqueles personagens.”

O desenho Mundo Bita
Animação é fenômeno entre as crianças - Divulgação

E o nome Bita não surgiu por acaso. Filho de um fervoroso torcedor do Náutico, Melo escolheu o nome do maior artilheiro da história do clube pernambucano para batizar o boneco. A homenagem, pelo jeito, deu sorte. No YouTube, por exemplo, o canal tem mais de 3,2 milhões de inscritos.

O projeto também tem no currículo uma indicação ao Grammy Latino, em 2018, na categoria de melhor álbum de música latina para crianças, com “Bita e a Natureza”. Vale destacar ainda que o Mundo Bita tem um canal em espanhol e outro em português de Portugal. “Vamos continuar lançando, todos os meses, conteúdos musicais inéditos e autorais. Queremos levar cada vez mais esse conteúdo para outros países”, conta Jotinha, outro sócio.

Bita faz parcerias com grandes nomes da música brasileira

O Mundo Bita tem recebido convidados no projeto, e grandes artistas da MPB ganharam figuras animadas.

Mundo Bita e Alceu Valença
Animação do Mundo Bita para ‘Anunciação’, de Alceu Valença - Reprodução/Youtube

“Tudo começou com Milton Nascimento [e a canção ‘Trem das Estações’. Era um sonho distante nosso, porque ele é gênio e influenciou nossa formação artística e humana”, diz Chaps Melo.

Entre os outros parceiros estão Alceu Valença e Lulu Santos, com versões das músicas “Anunciação” e “Como Uma Onda”.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.