Feiras livres de SP ganham pias para clientes lavarem as mãos

Iniciativa faz parte de ações de combate à disseminação do coronavírus

Algumas feiras livres da capital paulista passarão a contar com pias móveis, detergente, álcool em gel e papel para que as pessoas possam higienizar as mãos e ajudar no combate à disseminação do coronavírus.

A primeira feira a receber as pias foi a da Liberdade, região central de SP. Dois lavatórios de metal foram colocados logo na saída da estação Liberdade-Japão da linha 1-azul do metrô, nesta quarta-feira (18).

Pia móvel instalada na feira livre da Liberdade, região central de SP. Ação quer estimular clientes a higienizar as mãos para evitar disseminação do coronavírus - Rivaldo Gomes/Folhapress

O feirante Aldo José, 49 anos, vende caldo de cana na feira da Liberdade toda quarta-feira. Ele conta que a iniciativa surgiu após reunião entre feirantes, sindicato da categoria e a Prefeitura de São Paulo. “O pessoal faz até fila para lavar a mão”, comenta. Para ele, esse cuidado também pode atrair mais clientes para feira.

“Fiquei até surpresa quando cheguei”, comenta a bancária Valéria Pedrassoli, 46 anos. Ela achou a iniciativa ótima e comenta que o local para lavar as mãos com detergente, não deixa a população “dependente só do álcool em gel".

A advogada Floraci Machado, 58, também gostou da ideia. Ela utiliza o metrô para ir de Santo Amaro, na zona sul da cidade, até a Liberdade, bairro em que trabalha. “É uma forma de incentivar as pessoas a lavar as mãos.”

A cliente Floraci Machado aprovou a pia nas feiras - Rivaldo Gomes/Folhapress

Segundo o Secretário Executivo para Abastecimento da Prefeitura de São Paulo, Carlos Fernandes, a iniciativa é uma das medidas para combater o coronavírus.

Ele ainda explica que conversou com feirantes, sindicatos, associações e líderes para orientar sobre a higienização e limpeza do que é vendido nas feiras, a importância de idosos ficarem em casa e o fim da degustação de produtos nas barracas.

Segundo o secretário, três pias irão atender 12 feiras na cidade.

Além das pias, os materiais fornecidos como papel, detergente, álcool em gel e a água são fornecidos pelos comerciantes das proximidades. De acordo com o secretário, o projeto funciona com base na parceria e solidariedade. “A colaboração dos feirantes e da prefeitura é importante”, diz.

Confira quais feiras receberão os lavatórios:

Terça-feira
Rua Américo de Campos X rua Galvão Bueno - Liberdade
Rua Dronsfield X rua 12 de Outubro - Lapa

Quarta-feira
Rua Ingai - Vila Prudente
Praça da Liberdade - Liberdade

Quinta-feira
Rua dos Andradas - Santa Ifigênia
Rua Cidade do Rio pardo - Vila Andrade

Sexta-feira
Rua Conceição de Monte Alegre, 107 - Brooklin
Avenida Ipiranga (em frente ao Edifício Copan) - República

Sábado
Rua Gonçalo Marinho de Castro x rua Pinheiros Guimarães - Vila Prudente
Praça da Liberdade - Liberdade

Domingo
Rua João de Sousa Dias - Campo Belo
Pátio Trianon - Bela Vista

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.