Por falta de doses, campanha de vacinação é suspensa no ABC

Região diz ter atendido 107 mil pessoas no primeiro dia, mas que número é insuficiente

Fábio Munhoz
São Paulo

A campanha de vacinação contra a gripe foi suspensa nesta terça-feira (24) nas sete cidades do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). A decisão, tomada em conjunto pelas prefeituras da região, foi adotada porque as doses da vacina enviadas pelo Ministério da Saúde se esgotaram no primeiro dia.

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC afirma que a região recebeu 107 mil doses. A entidade destaca que o número é insuficiente para imunizar todos os idosos que vivem nas sete cidades, cerca de 432 mil.

Idosa é vacinada sem sair do carro em São Caetano do Sul (ABC), nesta segunda (23) - Ronny Santos/Folhapress

Para poder continuar a campanha, o Consórcio diz que enviará ofício ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde para que sejam enviadas mais doses.

Outras cidades

Pelo menos 25 das 39 cidades da Grande São Paulo informaram publicamente que também estão sem vacinas. Além do ABC, a situação foi relatada pelos seguintes municípios: Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Arujá, Biritiba Mirim, Itapevi, Mairiporã, Caieiras, Santana de Parnaíba, Jandira, Guarulhos, Osasco, Mogi das Cruzes, Guararema, Francisco Morato, Franco da Rocha, Santa Isabel e Salesópolis.

Na capital, houve registro de desabastecimento em alguns postos na segunda-feira. Houve unidades em que novas doses chegaram no mesmo dia, de modo que não foi necessário interromper o serviço.

Resposta

O Ministério da Saúde, gestão Jair Bolsonaro (sem partido), informou ontem que os estados "seguem abastecidos". " As doses de vacina para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe são repassadas aos estados e a logística de distribuição segue de acordo com a capacidade de armazenamento das doses. Foram enviadas 15 milhões de doses de vacina aos estados para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, sendo 3,2 milhões de doses para o estado de São Paulo", afirmou a pasta.

Segundo o ministério, os estados são responsáveis por fazer as entregas aos municípios. Diz ainda que o próximo lote, com 4 milhões de doses, deverá ser enviado a São Paulo na quarta-feira (25).

A Secretaria de Estado da Saúde, gestão João Doria (PSDB), disse que montou uma força-tarefa com o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) e o CDL (Centro de Distribuição e Logística) para garantir o envio da vacina aos municípios com "agilidade".

De acordo com secretaria, o Ministério da Saúde enviou cerca de 2 milhões de doses ao estado de São Paulo, o que representa 32% da demanda para os grupos prioritários da etapa inicial, que são idosos e profissionais da saúde.

"Todos os municípios iniciaram a vacinação com grades parciais desta primeira remessa. Além disso, no último final de semana foram recebidas mais 2,8 milhões de doses, ampliando para 70% o estoque. As novas grades já estão em distribuição até amanhã (24), graças a essa força-tarefa nas entregas", acrescentou a pasta, que garantiu ter um "diálogo contínuo" com o governo federal para garantir o abastecimento.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.