Condomínios reforçam limpeza para evitar contágio por vírus

Trabalho passa a ser minucioso em áreas que não tinham tanta atenção antes da pandemia

São Paulo

Uma das principais recomendações para evitar a disseminação do novo coronavírus é lavar as mãos. Mas o reforço na higiene e na limpeza também afetou os condomínios residenciais. Agora, síndicos e funcionários estão implementando medidas para ajudar na prevenção da doença.

Agora, síndicos e funcionários estão implementando medidas para ajudar na prevenção da doença - Anderson Coelho/Folhapress

Jamal Suleiman, médico infectologista do Instituto Emílio Ribas, afirma que há dois papéis importantes neste momento: o dos profissionais de limpeza, pelo seu trabalho, e de todas as pessoas, que devem lavar as mãos várias vezes ao dia.

O infectologista explica que a transmissão do vírus ocorre pelas fezes, quando alguém vai ao banheiro e não lava as mãos, e pelas gotículas de saliva, que liberamos em superfícies como madeira, vidro, aço etc.

Se alguém tocar um objeto contaminado, como os botões de elevador, e leva a mão para a região da boca, nariz e olhos, haverá contaminação. “É nesse contexto que há a recomendação de higienizar todas essas superfícies”, explica.

Produtos de limpeza utilizados nas residências, como alvejantes, detergente e álcool, são suficientes para combater o vírus.

Segundo Suleiman, é fundamental que os funcionários dos condomínios utilizem equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas e, dependendo da tarefa, avental, óculos e máscaras de proteção.

“Não basta falar para usar, tem que ser treinado para fazer isso”, diz. Ele ressalta que há formas corretas de calçar, higienizar e descartar os EPIs.

“Nesta pandemia estamos vendo o quanto a limpeza é essencial. Acho que os profissionais vão ser mais valorizados”, afirma Nathalia Ueno, vice-presidente administrativo-financeira da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza). Segundo Ueno, a intensificação da limpeza deve ser direcionada para as entradas e áreas de contato, como botões, maçanetas, puxadores, corrimão e até nas lixeiras do prédio.

A frequência com que estes locais são limpos depende do fluxo de pessoas em cada condomínio. Ela sugere que a higienização seja feita a cada duas horas ou cinco vezes ao dia.

É preciso limpar e desinfetar. Em superfícies de vidro ou ferro, por exemplo, basta passar um produto multiuso ou detergente neutro e, depois, um outro pano com desinfetante, alvejante ou álcool 70.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.