Descrição de chapéu Dias Melhores

Gerente de 35 anos se recupera sozinha do coronavírus em casa

Karla Nathália Bertuco acredita que foi infectada pela doença ao acompanhar um parente ao aeroporto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A gerente comercial Karla Nathália Bertuco, 35 anos, não imaginava que uma gripe evoluísse para um quadro de Covid-19 em três dias.

Ela foi diagnosticada com a doença em 23 de março, mas já estava isolada em casa, em Santo André (ABC), há cinco dias. “Tenho quase certeza que fui infectada quando acompanhei um primo até o aeroporto [internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande SP], no dia 15. Fomos até lá em um ônibus executivo, cheio de estrangeiros”, relembra.

A gerente comercial Karla Nathália Bertuco testou positivo para o novo coronavírus. Ela ficou em casa durante a recuperação - Rubens Cavallari/Folhapress

Três dias após ir ao aeroporto, Karla começou a sentir os sintomas. “Estava febril, com falta de ar, tossindo muito e com o olho doendo. Cheguei a pensar que era conjuntivite.”

Após ser levada pelo seu namorado até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da avenida Perimetral, exames apontaram que ela estava com 41° de febre, baixa oxigenação sanguínea e foi isolada para a realização de uma bateria de exames, que indicavam suspeita de coronavírus. No dia 23 saiu o resultado: positivo.

Para evitar contato, principalmente após a confirmação da contaminação, seus familiares deixavam alimentos, na garagem do prédio, para ela ir buscar. “Eu colocava sacos plásticos até em meus sapatos para evitar contaminar qualquer pessoa”, diz a gerente.

Ela permaneceu em seu apartamento, se medicando e repousando, sozinha durante 20 dias. Karla afirmou que, por ser católica, rezava muito. Ela se sentia culpada por estar com o coronavírus. “Esse sentimento de culpa é muito ruim, por achar que as pessoas podem te julgar, por estar doente.”

Em 1º de abril, a gerente retornou ao hospital, onde fez mais um exame. No dia seguinte, por telefone, lhe informaram que ela podia voltar à rotina, pois estava curada. “Mas só me senti segura para ir na rua seis dias depois, para ir ao mercado”, admitiu.

Veja outras histórias de quem venceu a Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.