Descrição de chapéu Grande SP

CPTM inaugura nova estação Francisco Morato, na Grande SP

Abertura para os passageiros será nesta terça (1º)

São Paulo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inaugurou nesta segunda-feira (31) a nova Estação Francisco Morato (Grande SP), na linha 7-rubi.

A inauguração - que ocorreu por meio de um evento virtual - ocorre mais de dez anos após a primeira licitação que a CPTM lançou para promover as obras. Uma nova licitação foi feita em 2016, após a revisão do projeto original, e a previsão mais recente era de que os reparos fossem concluídos até dezembro deste ano.

Inauguração da estação Francisco Morato da linha 7-rubi da CPTM, na Grande SP - Divulgação

A abertura ao público será nesta terça (1º), em horário comercial. A nova estrutura, que fica ao lado do terminal de ônibus da cidade, tem 6 mil metros quadrados de área construída e reforço de acessibilidade, segundo a empresa de transportes ferroviários. Ao todo, são cinco escadas rolantes, três elevadores e dois acessos externos.

Segundo a companhia, um sistema de contenção de água da chuva também foi construído no local para evitar enchentes. A estação conta, ainda, com um espaço de acolhimento a mulheres vítimas de importunação e assédio sexual.

​De acordo com o site Metrô CPTM, "a nova infraestrutura recebeu a licença ambiental de operação da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na semana passada, um dos últimos passos necessários para que o empreendimento pudesse ser aberto após anos de espera".

A linha 7-rubi atende a cerca de 450 mil usuários por dia. Somente pela estação reformada - onde passageiros vindos do Brás (centro) fazem a troca de trem para seguir até Jundiaí (a 57 km de São Paulo) - devem passar cerca de 35 mil pessoas diariamente.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.