Descrição de chapéu Coronavírus

Covas assina protocolos para reabertura da área de cultura em SP

Cinemas, museus e casas de shows vão funcionar quando a cidade entrar na fase verde do Plano São Paulo

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), assinou nesta quinta (24), os protocolos do setor de cultura para a fase verde do Plano SP. Os documentos serão publicados nesta sexta (25) no Diário Oficial.

"Foram assinados protocolos com orientações que deverão ser seguidas quando houver autorização da Vigilância Sanitária do município para o funcionamento de cinemas, teatros, casas de show, circos, espaços multiuso (sociais e culturais), museus, galerias e bibliotecas", diz a nota da prefeitura .

O retorno será liberado quando a capital paulista entrar na fase verde. A expectativa da prefeitura é de que isso possa ocorrer no dia 9 de outubro, quando vai ocorrer a nova reclassificação estadual, determinada pela gestão do governador João Doria (PSDB).

O Cinépolis do Shopping JK, na zona oeste, já está com as salas preparadas para a reabertura - Ronny Santos/Folhapress

Segundo a gestão Covas, a reabertura dos espaços culturais privados deverá ser feita de maneira gradual, com ocupação máxima de 60% de sua capacidade, respeitando-se às normas da Vigilância Sanitária. Eventos com mais de 600 pessoas vão precisar de autorização da Vigilância Sanitária. Já os eventos para mais de 2.000, como festas e shows, continuam proibidos.

Entre as regras estão: distanciamento de 1,5 m entre as pessoas, desinfecção de calçados em tapete sanitizante e secagem em tapete secante, uso de máscaras e EPIs (equipamentos de proteção individual), medição de temperatura corporal (limite de 37,5°C com termômetro infravermelho), higienização permanente das mãos com álcool em gel 70%, troca de ar frequente, entre outras.

"A Secretaria Municipal de Cultura produziu um guia orientador com base nos protocolos desenhados para os equipamentos públicos de cultura do município de São Paulo. O objetivo é auxiliar no processo de retomada das atividades do setor cultural privado e desenvolvimento de seus protocolos sanitários frente à pandemia de Covid-19", diz a prefeitura.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.