Descrição de chapéu Natal

Cartas para o Papai Noel serão enviadas pela internet em 2020

Tradicional campanha dos Correios foi modificada neste ano por causa da pandemia de Covid-19

Juliana Finardi
São Paulo

A campanha Papai Noel dos Correios, que promove a adoção de cartinhas de crianças carentes, também se reinventou em virtude da pandemia do coronavírus. A novidade para este ano, em sua 31ª edição, é que o processo será todo feito pela internet.

O novo formato virtual, porém, não eliminou a modalidade manuscrita das cartinhas endereçadas ao bom velhinho. “O estímulo à escrita permanece”, disse a coordenadora da campanha em São Paulo, Marta Maria Manassero.

Para enviar, é necessário fotografar ou digitalizar a carta, acessar o blog da campanha e seguir o passo a passo para o envio. Podem participar da campanha crianças até 10 anos ou que estejam matriculadas até o 5º ano do Ensino Fundamental na rede pública (neste caso, as escolas fazem os cadastros). Para pessoas com deficiência física ou mental, não há limite de idade.

Quem quiser ser um padrinho deve acessar o mesmo endereço e clicar em “adotar agora”. Ao escolher sua localidade, serão disponibilizadas todas as cartas da região sem a divulgação dos endereços. “As cartinhas vão saindo de forma aleatória. O padrinho olha o pedido que cabe em seu bolso ou poderá escolher aquele que lhe tocar mais o coração. Então, segue os procedimentos e a carta deixa de estar disponível. O próximo passo é comprar o presente e embalar corretamente, colocando a etiqueta com o número da cartinha”, explicou Marta.

A auxiliar de serviços gerais Benedita Gomes de Pinho, 30 anos, disse que pediu para um amigo levar uma cartinha que escreveu pedindo roupas, sapato e um brinquedo para o filho Arthur, de 1 ano e 6 meses, à agência dos Correios de São Mateus, na zona Leste. “Ele me disse que a agência não aceitou porque agora seria pela internet. É muito difícil para mim, que não tenho acesso. Tentei e não consegui. Imagine para aquelas pessoas que não têm estudo nem acesso à internet”, afirmou.

Para casos com o de Benedita, Marta explicou que é possível depositar a carta em qualquer caixinha de Correio nas ruas. Porém, salientou que não é recomendado em virtude da pandemia. “Pedimos que as pessoas optem pelo modo antigo somente em último caso mesmo. Queremos evitar aglomerações nas agências e contato nas ruas”, afirmou.

Os Correios sugerem que o envio e adoção de cartinhas, assim como entrega de presentes, não fique para a última hora para que não haja aglomeração nem atrasos. As cartinhas podem ser enviadas até o dia 16 de dezembro e adotadas até o dia 18 de dezembro. A data limite para a entrega dos presentes também é dia 18 de dezembro.

No ano passado, os Correios receberam 70 mil cartinhas de toda a região metropolitana (capital, Grande São Paulo, Mogi das Cruzes, Baixada Santista e Registro), das quais 50 mil foram adotadas.

CARTINHA PARA PAPAI NOEL - SERVIÇO

Como enviar
Escreva a cartinha e fotografe ou digitalize

  • Acesse https://blognoel.correios.com.br
  • Clique em “Envio de cartas” e depois “Cadastrar carta”
  • Preencha seus dados
  • Anexe o arquivo com a cartinha e envie

Como adotar uma cartinha

  • Acesse https://blognoel.correios.com.br
  • Clique em “Adotar agora”
  • Escolha a cartilha que quer adotar
  • Prepare o presente: embrulhe e cole a etiqueta com o código da cartinha
  • Entregue o presente em uma agência dos Correios

Prazos

Para enviar a cartinha

  • Até 16/12


Para adotar a cartinha

  • Até 18/12

Para entregar os presentes nos Correios

  • 18/12


Quem não tiver possibilidade de digitalizar a cartinha pode depositá-la em qualquer caixinha dos Correios nas ruas, mas não é recomendado por causa da pandemia

Fonte: Correios

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.