Descrição de chapéu Interior

Araraquara implanta lockdown total por 60 horas

Circulação de carros e pessoas estará proibida a partir do meio-dia deste domingo

São Paulo

Com 100% dos leitos de enfermaria e UTI (Unidades de Tratamento Intensivo) ocupados por pacientes com covid-19 pelo quinto dia consecutivo, a prefeitura de Araraquara (273 km de SP) decretou nesta sexta-feira (19) lockdown total entre o meio-dia deste domingo (21) à meia-noite de terça-feira (23). O decreto foi assinado ontem pelo prefeito Edinho Silva (PT).

A cidade, que tem 238.339 habitantes e está na fase vermelha do Plano São Paulo, já estava com a circulação da população restrita por 15 dias desde a última segunda-feira (15), quando a Secretaria Estadual da Saúde, da gestão João Doria (PSDB), confirmou 12 casos autóctones da variante do Amazonas, considerada mais transmissível. Agora, fechará até os serviços considerados essenciais, como bancos.

De acordo com o novo decreto, está proibida a circulação de carros e pessoas na cidade durante 60 horas. Quem precisar sair de casa deverá apresentar documento que justifique a saída. Quem for pego e não apresentar provas da necessidade será multado em até R$ 6 mil.

Só ficarão abertos farmácias e unidades de saúde. Os ônibus de transporte público não vão circular e os supermercados poderão funcionar apenas por delivery. Já os postos de combustíveis abastecerão exclusivamente carros dos serviços públicos municipais, estaduais, federais e a Polícia Militar. Segundo a Prefeitura, a partir de quarta-feira (24) voltará a entrar em vigor o decreto que estabelece o isolamento social com o funcionamento de serviços essenciais até as 20h.

Em uma live transmitida pelo Facebook ontem, o prefeito petista justificou a decisão de endurecer as restrições na cidade. “Estamos falando de um momento em que as pessoas estão adoecendo e levando a doença para outras pessoas. Estamos falando de um momento em que as pessoas estão precisando de leitos hospitalares e muitas de leitos de UTI. Estamos falando de um momento que famílias estão chorando a morte de seus entes, que só nós podemos juntos podemos tirar Araraquara dessa situação”, disse Edinho Silva.

De acordo com o último boletim diário do Comitê de Contingência do Coronavírus, Araraquara registrou nesta sexta (19) cinco novas mortes (quatro pacientes com doenças crônicas e um sem comorbidades) e 187 novos casos de covid-19. Agora, já são 12.989 casos confirmados no município. Do total de confirmados, 1.257 permanecem em quarentena e 11.565 já tiveram alta. Aguardam resultado de exames 240 amostras. São 167 mortes até o momento, diz a Prefeitura. “Se não derrubarmos a contaminação, será impossível produzir leitos para todos esses pacientes”, disse o prefeito em vídeo.

Ainda segundo a prefeitura, a quantidade de mortes em decorrência do novo coronavírus nos primeiros 19 dias de fevereiro dobrou em relação ao mês de janeiro inteiro. No mês passado, foram contabilizados 2.029 casos e 24 óbitos. Neste mês, quando a cepa de Manaus foi detectada, ocorreram 2.633 novos casos e 51 mortes, 21 óbitos, faltando oito dias para o término do mês.

De acordo com a pasta, se comparar com o ano passado, o número de mortes de fevereiro equivale a 55% de todas as ocorridas entre março e dezembro de 2020, que contabilizou 92 óbitos. “Só vamos parar de contaminar se as pessoas pararem de circular”, afirmou o prefeito petista.

LOCKDOWN TOTAL EM ARARAQUARA

A cidade de Araraquara aumentou as restrições de circulação para frear a disseminação da covid-19 na cidade. O ‘lockdown’ total, decretado neste sábado (20), vale a partir das 12h deste domingo (21) até as 23h59 de terça-feira (23).

PERMITIDO

  • Farmácias

  • Unidades de saúde de urgência e emergência

  • Supermercados (apenas delivery)

  • Ônibus intermunicipais

  • Transporte por aplicativo

  • Atividades de segurança privada

NÃO PERMITIDO

  • Banco

  • Comércio

  • Setor de serviços

  • Bares e restaurantes (delivery proibido)

  • Ônibus de transporte coletivo

  • Posto de combustível (exceto carros dos serviços públicos municipais, estaduais, federais e a Polícia Militar)

  • Indústrias (exceto daquelas em que a paralisação cause danos à estrutura, a equipamentos e máquinas, além de perda de insumos. Neste caso, deverá operar com número reduzido de funcionários)

  • Serviços públicos municipais, estaduais e federais, incluindo o atendimento ao público (exceto os serviços de saúde, segurança, justiça de urgência, fornecimento e tratamento de água, energia elétrica, saneamento básico, coleta de lixo orgânico, telecomunicações, assistência social, serviços funerários, cemitérios, de segurança alimentar e os serviços administrativos que dão suporte).

QUEM PRECISA SAIR DE CASA

De acordo com a prefeitura, sob gestão Edinho Silva (PT), quem precisar sair de casa durante o lockdown total vai precisar apresentar, além de documentos pessoais e de comprovação de endereço, alguns comprovantes. São eles:

  • Nota fiscal da compra ou prescrição médica do medicamento

  • Tíquete ou imagem da passagem

  • Atestado de comparecimento na unidade de saúde ou prescrição de medicamentos resultante do atendimento

  • Carteira de trabalho, contracheque, contrato social de empresa que seja sócio, declaração de terceiro com identificação do indivíduo, do declarante e do endereço da prestação dos serviços

  • Comprovação da urgência ou da necessidade inadiável por qualquer meio ou declaração própria ou de terceiro da ocorrência do fato

MULTA

Quem for pego e não apresentar provas da necessidade será multado em até R$ 6 mil.​

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.