Rede municipal de SP tem volta às aulas em 380 escolas nesta segunda

Unidades não reabriram no último dia 15 por causa de falta de contrato com equipe de limpeza; outros 150 colégios continuam com problemas

São Paulo

Com uma semana de atraso, 380 das 530 escolas da rede municipal de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), que não puderam abrir na segunda-feira passada (15) devido a problemas que envolvem a falta de equipes de limpeza, voltam às aulas presenciais nesta segunda-feira (22).

De acordo com a prefeitura, outras 150 unidades permanecem apenas com atividades online e retomarão as atividades presenciais apenas no dia 1º de março.

A Emef Prof. Derville Allegretti, em Santana (zona norte de São Paulo), deverá voltar às aulas presenciais nesta segunda-feira (22) - Rubens Cavallari - 12.fev.21/Folhapress

Já 50 escolas que estão com reformas em andamento ainda não têm data exata para abrir as portas.

No total, 580 escolas tiveram adiado o retorno às aulas presenciais. Ao todo, a cidade tem 4.000 unidades de ensino e cerca de 1 milhão de estudantes.

As escolas municipais estavam sem equipes de limpeza e material de higiene por causa de contratos com empresas prestadoras de serviço que não foram renovados no início deste mês.

Na ocasião, uma das empresas que teve o contrato finalizado foi a Califórnia, que prestava serviços à pasta desde fevereiro de 2015. A empresa afirmou na sexta-feira (19) que mantinha 566 funcionários em 148 escolas.

Ainda na semana passada, o presidente da Seac (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo) que representa 17 empresas que prestavam serviço à prefeitura, disse que a Secretaria Municipal da Educação deixou de pagar cerca de R$ 50 milhões referentes a serviços já prestados, alguns deles pendentes desde abril de 2020.

Em relação aos débitos alegados pelo Seac, a prefeitura informou que “adotou as providências para ajuste de seus contratos". "Todos os pagamentos estão sendo realizados após comprovações documentais por parte das empresas”, afirma trecho do texto.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.