Prefeitura abre 30 mil vagas de agendamento para os centros de assistência social de SP

Vagas estão disponíveis a partir desta sexta (14); no dia 24, as unidades do Descomplica SP reabrirão com atendimentos para serviços dos Cras

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo está abrindo 30 mil vagas de agendamento para atendimentos nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) nesta sexta-feira (14). Os centros são responsáveis pelo cadastro em programas sociais como Bolsa Família, Carteira do Idoso, BPC (Benefício de Prestação Continuada), entre outros.

As vagas são para agendamentos até o dia 11 de junho. Segundo a pasta, o período foi estendido em relação à rotina dos Cras, que normalmente abrem vagas para agendamentos no período de duas semanas.

Durante a fase vermelha do Plano São Paulo, o número de vagas estava limitado, já que os atendimentos presenciais eram reduzidos e só podiam acontecer das 10h às 16h. Na atual fase do plano, o horário foi redefinido e os centros estão atendendo das 8h às 18h.

Unidade do Descomplica São Paulo em São Miguel Paulista, na zona leste; serviço será retomado - Rivaldo Gomes - 26.mar.18/Folhapress

A ampliação na capacidade de atendimento também será possível já que as unidades do Descomplica SP reabrirão no dia 24 de maio e farão atendimento, por meio de agendamento prévio, para Cras, segundo a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

"O plano de reabertura determina esta data, 24 de maio, para não prejudicar o calendário de atendimentos agendados diretamente nos Cras. As solicitações via Central SP156 para os Cras têm sido atendidas normalmente, de acordo com as disponibilidades de horários", informa a secretaria.

O Cras realiza a inscrição no Cadastro Único, registro nacional que permite a participação de famílias de baixa renda em programas sociais.

Dentre os principais serviços que utilizam o Cadastro Único, estão o Programa Bolsa Família; a Carteira do Idoso; o Programa Minha Casa, Minha Vida; o ID Jovem; o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e o BPC do idoso.

É também por meio dos Cras que é feita a atualização cadastral do registro. A maior parte dos programas sociais que usam o Cadastro Único só confere benefícios às pessoas que estão com os dados atualizados, como é o caso do Bolsa Família e da Tarifa Social de Energia Elétrica.

A capital dispõe de 54 Centros de Referência de Assistência Social, distribuídos, segundo a prefeitura, prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade.

Como realizar o agendamento online para atendimento nos Cras

  1. Acesse o site: http://agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br/forms/BemVindo.aspx

  2. Identifique-se com CPF, data de nascimento, nome completo e informações de contato (é obrigatório pelo menos um e-mail)

  3. Selecione o serviço desejado e o endereço do Cras mais próximo ou mais conveniente a você

  4. Escolha data e horário de seu atendimento

  5. Ao término, uma tela de confirmação de seu agendamento será exibida

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.