1 em cada 10 pontos de vacinação da cidade de São Paulo está sem doses nesta sexta (25)

Dados do página 'De Olho na Fila' indicam que falta o imunizante em 51 postos, sendo a maioria na zona sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pelo quarto dia consecutivo, os pontos de vacinação da cidade de São Paulo voltaram a apresentar desabastecimento vacinas contra a Covid-19 na manhã desta sexta-feira (25). Segundo dados da página “De Olho na Fila”, a reportagem constatou que 51 pontos de vacinação aguardavam novas doses às 12h10 para imunizar pessoas de 47 anos, público-alvo da campanha nesta sexta. Em média, a espera superava uma hora.

Os 51 pontos de vacinação representam 9,75% dos locais com informações disponíveis, ou quase um em cada dez. A região que concentra a maior parte dos pontos sem vacina era a da zona sul da capital, com 37 pontos desabastecidos, ou 72% do total daqueles sem o imunizante. Na região, todas os cinco pontos de vacinação da Vila Andrade estavam sem o imunizante. O distrito concentra quase metade de seus domicílios em favelas. Nas duas UBS de Paraisópolis, as pessoas que atenderam o telefone disseram que não havia previsão alguma de receber novas doses nesta sexta-feira.

Apesar de concentrar a maior parte dos pontos de vacinação com pesquisa disponível no Filômetro, com 190 locais, a zona leste tinha apenas oito pontos sem vacina. Na UBS Vila Ramos, em Itaquera, não havia previsão de quando o local seria reabastecido.

Nesta quinta-feira (24) a Prefeitura de São Paulo afirmou ter recebido 120 mil doses de vacina. Para que elas fossem entregues de forma rápida aos pontos de vacinação, foi feito uma operação logística que contou com homens do Exército, Guarda Civil Metropolitana e PM.

Até por volta das 12h30, a única confirmação dada pela prefeitura era a de que haveria repescagem neste sábado (26) para pessoas de 47 anos a 49 anos que não conseguiram ir no dia marcado. O calendário para atender novas faixas etárias ainda seria elaborado.

Procurada para comentar o assunto da falta das doses, a Secretaria Municipal de Saúde, gestão Ricardo Nunes (MDB), não respondeu ao pedido de informações até a publicação deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.