Descrição de chapéu Coronavírus

Capital paulista reserva 14 mil doses da vacina da Janssen para moradores de rua

Imunizante foi aprovado pela OMS para aplicação de apenas uma dose

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo reservou de 14 mil, das 114 mil doses do imunizante da Janssen recebidas neste sábado (26) pelo município, para concluir a vacinação da população de rua que tem mais de 18 anos a partir desta segunda-feira (28). O imunizante foi o primeiro a ser aprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o regime de imunização de apenas uma dose.

O objetivo desta nova etapa é completar a vacinação dessa população que não está cadastrada nos centros de acolhida da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e que ainda não se imunizou.

A aplicação de vacinas contra o coronavírus no público cadastrado nos centros começou em fevereiro e mais de 21.754 doses foram aplicadas desde então, segundo a prefeitura.

O primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen compradas pelo Ministério da Saúde chegou na terça-feira (22) ao Brasil pelo aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (Grande SP) - Marcelo Queiroga no Twitter

De acordo com o censo de 2019, mais 24 mil pessoas estão em situação de rua na cidade de São Paulo. A prefeitura diz que 11,6 mil estão acolhidas e 12,6 mil vivem nas ruas.

As outras 100 mil doses do imunizante da Janssen, fabricado pela farmacêutica belga-americana Johnson & Johnson, foram distribuídas às 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e serão destinadas à vacinação do público elegível.

O Brasil já recebeu 3 milhões de doses da Janssen, divididos em três lotes. A autorização temporária para uso emergencial da vacina contra a Covid-19 foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 31 de março. NO estado de São Paulo, a cidade de São Caetano do Sul (ABC) foi a primeira a usar o imunizante.

Nesta segunda, a cidade de São Paulo começa a imunizar também pessoas com 46 anos de idade, público estimado em 170.479 moradores da capital. Já na terça-feira (29), será a vez da faixa etária de 45 anos, com o mesmo público estimado.

A primeira ou a segunda dose dos demais imunizantes estão disponíveis em uma das 468 UBSs, nas AMAs/UBSs Integradas, nos 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs), nos 16 megapostos com acesso a pedestres, nos mais de 130 postos volantes, na rede de farmácias parceiras e nos 20 postos que operam exclusivamente em sistema drive-thru.

Para tentar evitar os problemas com falta de doses, como ocorreu na semana passada, a prefeitura anunciou no sábado (26) que as pessoas que forem tomar a segunda dose da Coronovac deverão procurar os postos no período da tarde.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.