UBS de Santa Cecília é campeã de vacinação contra Covid na cidade de São Paulo

Ranking de unidades de saúde com maior número de doses aplicadas se concentra em regiões centrais; entre os megapostos, arena do Corinthians é onde mais se vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A UBS Dr. Humberto Pascale, na Santa Cecília (região central da capital paulista), é a unidade básica de saúde que mais vacina na cidade de São Paulo. Até a última segunda-feira (7), 62.100 doses haviam sido aplicadas no local, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, gestão Ricardo Nunes (MDB).

No ranking das unidades de saúde que mais vacinam, o segundo lugar fica com a UBS Joaquim Antônio Eirado, em Santana (zona norte), seguida pela UBS São Vicente de Paula, no Ipiranga (centro). Respectivamente, haviam sido aplicadas 56.048 e 49.854 em cada um dos locais até segunda-feira.

Entre as dez UBSs com maior número de doses, três se localizam na região central. Na lista, também estão inclusas unidades no Itaim Bibi (zona oeste), Perdizes (zona oeste) e Vila Olímpia (zona sul).

Um estudo da USP mostrou há duas semanas que as regiões periféricas de São Paulo concentram as menores taxas de imunização.

Mesmo com o recorde de doses aplicadas, o posto de saúde da Santa Cecília tem horários de movimentação tranquilo. Na tarde de quarta-feira (9), as filas não passavam de 12 pessoas.​

Em entrevista à Globonews na quarta, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, afirmou que a cidade tem estrutura para vacinar cerca de 600 mil pessoas por dia, mas que atualmente esse público não passa de 120 mil diariamente. O cenário, entretanto, pode começar a mudar na semana que vem. Na segunda-feira (14) começam a ser vacinadas pessoas com idade a partir de 58 anos na capital paulista.

"Foi tranquilo e bem organizado", afirma a copeira Cleane Carvalho Silva, 38 anos, que tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca na unidade. Ela é hipertensa e escolheu se vacinar na UBS em Santa Cecília pela praticidade, já que trabalha no bairro.

O desenvolvedor de sistemas Patrick Aguiar, 19, é morador da região e também foi vacinado na última quarta-feira. "Estou me sentindo muito feliz e protegido. Vivo com HIV e, infelizmente, São Paulo demorou muito para vacinar pessoas que vivem com HIV, então eu estava muito ansioso por esse momento", afirma.

Entre os grandes locais de vacinação, mesmo sem torcida, a Neo Química Arena, o estádio do Corinthians, em Itaquera (zona leste), é o megaposto de drive-thru que mais vacina na capital, com mais de 21 mil doses aplicadas até sexta-feira (4). Logo atrás, está o Memorial da América Latina, com 20 mil doses.

Entre os mega postos para pedestres, o local que mais vacina também está em Itaquera. A faculdade Santa Marcelina na última sexta havia ultrapassado a marca de 12 mil doses desde que foi aberta, em no mês passado.

Os megapostos, que foram fechados no início da semana, voltaram a abrir nesta quarta (10), por causa do início da imunização de pessoas com deficiência.

RANKING

Unidades básicas de saúde* Doses
UBS Dr. Humberto Pascale (Santa Cecília) 62.100
UBS Joaquim Antonio Eirado (Santana) 56.048
UBS São Vicente de Paula (Ipiranga) 49.854
UBS Cambuci (Cambuci) 46.436
UBS José de Barros Magaldi (Itaim Bibi) 45.450
UBS Vila Prudente (Vila Prudente) 42.872
UBS Vila Anglo Dr. José Serra Ribeiro (Perdizes) 42.658
UBS Nossa Senhora do Brasil - Armando D’Arienzo (Bela Vista) 40.106
UBS Vila Olímpia - Max Perlman (Vila Olímpia) 37.927
UBS Milton Santos (Saúde) 36.260

Megapostos de drive-trhu**

Local Pessoas vacinadas
Neo Química Arena 21.277
Memorial da América Latina (Barra Funda) 20.007
Subprefeitura M’boi Mirim (Parque Alves de Lima) 16.369
Complexo Esportivo do Ibirapuera (Paraíso) 16.256
Clube Hebraica (Pinheiros) 16.201

Megapostos parta pedestres**

Local Pessoas vacinadas
Faculdade Santa Marcelina (Itaquera) 12.085
Shopping Aricanduva (Aricanduva) 5.095
Centro Empresarial de São Paulo (Jardim São Luís) 4.627
Clube Hebraica (Pinheiros) 3.606
Allianz Park (Água Branca) 3.325

*Até 7/6
**Até 4/6

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.