Descrição de chapéu interior de são paulo

Com 18 mil acessos em uma hora, Campinas encerra cadastro para xepa de vacina

Município do interior paulista começou a cadastrar interessados, a partir de 18 anos de idade, em sobra do imunizante contra Covid, mas parou com o serviço

São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde de Campinas (93 km de SP) suspendeu o cadastramento pela internet de interessados em doses remanescentes de vacina contra a Covid-19 apenas uma hora depois de o serviço ter entrado no ar, período em que houve 18 mil acessos. Do total, apenas 2.883 pessoas conseguiram ser cadastradas.

A pasta abriu o cadastramento pela internet de pessoas com idade a partir de 18 anos, mesmo sem comorbidades, na terça-feira (8). E fez a ressalva "de que são poucos os dias em que há sobras". "Quando isso ocorre podem ser frascos com apenas uma dose ou um pouco mais", afirmou em texto publicado no site da prefeitura sobre o início das inscrições para as xepas de vacina. Quem conseguiu se cadastrar, será avisado por telefone e terá até 20 minutos para chegar ao posto de saúde.

Campinas abriu na tarde desta quarta-feira (9) o agendamento para a vacinação de pessoas com mais de 55 anos. A inscrição também é pela internet - clique aqui para agendar e é preciso morar na cidade. No estado de São Paulo, esse grupo começa a ser vacinado apenas no próximo dia 16.

As doses da xepa, como são popularmente chamadas, são aquelas que sobram em frascos abertos, mas não são aplicadas no público-alvo da campanha em horário próximo ao fechamento dos postos de saúde. O objetivo da ação é evitar desperdício de imunizantes.

Atualmente, são aplicadas três vacinas diferentes no país (CoronaVac, AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech), e cada uma delas pode ficar fora da geladeira um tempo diferente, que varia de 6 horas a 48 horas.

Na cidade de São Paulo, desde terça-feira pessoas com idade a partir de 50 anos, também sem comobrbidades podem tentar conseguir doses excedentes. Na capital paulista ainda podem tentar a xepa, prioritariamente quem tem deficiência permanente, com mais de 18 anos de idade, e que morem no entorno das UBS (Unidade Básica de Saúde), além de estagiários de saúde, independentemente do ano que cursam.

Diferentemente de Campinas, na capital as pessoas precisam ir até um posto de saúde próximo de casa para fazer a inscrição. Em algumas UBSs, como a de Santa Cecília (região central), há filas com até 6.000 pessoas. Em média, 2.000 inscritos conseguem xepa de vacina todos os dias no município.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.