Homem em situação de rua é encontrado morto em São Paulo

Corpo estava na República, com hematoma no rosto, quando foi visto por guardas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um homem em situação de rua foi encontrado morto, às 7h10 deste sábado (31), na República (região central). Com identidade desconhecida, ele apresentava um hematoma no rosto, segundo a GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que os agentes faziam um patrulhamento, na rua Dom José de Barros, quando foram informados por populares sobre um morador de rua que estava imóvel e possivelmente morto. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e confirmou a morte.

Foram solicitados exames periciais ao IML (Instituto Médico Legal) e o caso registrado como morte suspeita pelo 2º DP (Bom Retiro).

O Movimento Estadual da População em Situação de Rua afirma que o frio já matou 17 moradores de rua desde o fim de junho. “Oferecemos cobertores, mantas térmicas, capas de chuva e outros itens, mas não obrigamos ninguém a frequentar os abrigos porque a maioria está em péssimas condições”, disse o presidente do movimento, Robson Mendonça. Ele também afirma que o movimento tem petição para que a prefeitura torne os abrigos mais atraentes, entre outras reivindicações.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, sob a gestão Ricardo Nunes (MDB), disse que, na madrugada deste sábado (31), 159 pessoas foram acolhidas, houve 59 recusas e foram distribuídos 169 cobertores. Desde 30 de abril, foram contabilizados 16.044 acolhimentos, 1.627 recusas e 15.317 cobertores distribuídos. Existem 103 centros de acolhida para população em situação de rua, com mais de 24 mil vagas e a taxa de ocupação em 97%.

O plano de contingência para situações de baixas temperaturas se estenderá até 30 de setembro deste ano. A ação é reforçada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13º C ou sensação térmica equivalente.

A Prefeitura informou que a operação de baixas temperaturas finalizou os três primeiros dias de funcionamento com 7.489 cobertores e agasalhos distribuídos, sendo 1.419 mantas e 2.260 peças de roupa apenas no terceiro dia. No total, já foram distribuídos até agora cerca de 11.524 bebidas quentes e 10.957 sopas.

A população pode ajudar as pessoas em situação de rua solicitando uma abordagem social por meio da Central 156 (ligação gratuita, opções 0 + 3), que funciona 24 horas por dia. A solicitação pode ser anônima, e é importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número pode ser aproximado), citar pontos de referência, além de características físicas e detalhes de como a pessoa a ser abordada está vestida.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.