Pais de alunos reclamam de novo quartinho em UBS em São Paulo

Cômodo construído no Cambuci impede passagem de alunos de escola ao lado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nilson Hernandes
São Paulo

Mães e pais de alunos da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Regente Feijó e usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) Cambuci (centro) se uniram em um protesto, na manhã desta sexta-feira (16), contra a construção de um cômodo para guardar produtos de limpeza no posto médico.

Segundo os pais, a obra fechou uma passagem interna usada por crianças de 4 a 6 anos para transitar entre a escola e um teatro. Por isso, agora os alunos precisam sair do prédio.

Juntamente com o CEE (Centro Esportivo e Educacional) Rubens Lordello, a UBS, o teatro e a escola de educação infantil ocupam um quadrilátero inteiro delimitado pelas avenidas Lins de Vasconcelos e Lacerda Franco e ruas senador Carlos Teixeira de Carvalho e dom Duarte Leopoldo.

Segundo Fabiana de Almeida, conselheira Escolar da Emei e mãe de uma aluna de seis anos, não houve diálogo com a comunidade. “A obra simplesmente começou há pelo menos duas semanas. A diretoria escolar insistiu em dialogar, mas foi informada que a conversa se daria por email”, disse.

A escola está há 73 anos no local. Ao longo do tempo, a escola cedeu uma parte de sua área para a construção de um posto de saúde, nos anos 1950. Depois, para a implantação do clube esportivo. Em 2016 foi preciso iniciar a construção de uma nova UBS.

“Essa passagem foi pactuada entre os conselhos de saúde e de educação”, afirmou a conselheira.
Uma servidora que trabalha na escola, que não quis se identificar, disse que a passagem interna foi debatida entre os conselhos gestores e de educação antes mesmo do início das obras da nova UBS Cambuci.

Secretária diz que obra foi necessária

A Secretaria Municipal de Saúde, da gestão Ricardo Nunes (MDB), disse que foi necessário o fechamento do corredor externo para a construção do depósito de material de limpeza, devido à alta demanda de atendimentos gerada pela Covid-19 na UBS Cambuci.

Ainda de acordo com a nota, a ação não impede a passagem de pessoas da escola para o auditório.

“Antes, as pessoas da escola passavam pelo portão e seguiam pelo corredor da esquerda, por trás do prédio da UBS. Agora, vão seguir pela direita, pela frente da UBS.”

A Organização Social da Saúde IABAS, que gerencia o posto, diz manter um bom relacionamento para o controle da unidade.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.