Descrição de chapéu Interior Internet

Polícia prende 41 por golpes de R$ 30 milhões em falso empréstimo

Foram detidos 28 pessoas em São Paulo e outras 13 no Paraná

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma ação conjunta, a Polícia Civil do Paraná e de São Paulo prendeu, entre a manhã e tarde desta quarta-feira, (7), 41 pessoas integrantes de uma organização criminosa responsável por aplicar golpes do falso empréstimo. Há vítimas em todo o Brasil. No Paraná, foi cumprida ainda ordem judicial para o bloqueio de R$ 30 milhões das contas bancárias dos investigados.

Além das prisões, foram cumpridos 58 mandados de busca e apreensão. Durante as buscas foram apreendidos três veículos, notebooks, cartões bancários e quantia não informada em dinheiro.

A ação aconteceu simultaneamente em Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande, no Paraná, e também na capital paulista, Santo André (Grande ABC), Getulina, Mirandópolis, Ribeirão Preto, Campinas e Praia Grande), no estado de São Paulo. Mais de 250 policiais civis do Paraná e de São Paulo participaram da operação.

Agente da Polícia Civil do Paraná verifica o material apreendido durante a operação - Divulgação

No Paraná, foram 13 pessoas presas. Em São Paulo, outras 28. Um dos presos, além do mandado de prisão temporária, foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo com identificação suprimida.

A Polícia Civil do Paraná apurou que a organização criminosa elaborava páginas na internet para atrair pessoas interessadas em empréstimos bancários. As vítimas preenchiam dados e, em seguida, os estelionatários entravam em contato se passando por funcionários do banco, cujo nome não foi informado.

Durante a ligação, exigiam um depósito prévio para liberação do dinheiro, em seguida induziam a vítima a fazer sucessivos depósitos, até que ela se dava conta de que se tratava de um golpe. Os suspeitos devem responder por estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público e particular.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.