Mães fazem até vaquinha em projeto que revelou a campeã Rebeca

Ginásio de Guarulhos, na Grande SP, tem problemas de infraestrutura, segundo elas; prefeitura fechou espaço e promete reformas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em todas as entrevistas que concede, a ginasta Rebeca Andrade, ouro e prata nas Olimpíadas de Tóquio, lembra da principal apoiadora de sua carreira, a mãe, Dona Rosa Santos. No projeto de iniciação esportiva mantido pela Prefeitura de Guarulhos, local onde a atleta foi descoberta aos 5 anos de idade, as mães também tomam a frente para garantir roupa, alimentos e até insumos básicos como papel higiênico para que as filhas usem nos treinos.

E vale tudo para poder driblar a falta de infraestrutura adequada. De vaquinha para comprar roupas de ginástica a rifa para aquisição de itens como carne e papel higiênico, as mães se desdobram até para montar cantina em dias de campeonato para levantar algum dinheiro e ajudar as meninas a manter o sonho de fazer ginástica artística e, quem sabe, brilhar como a “Daianinha de Guarulhos”, como a ginasta Rebeca Andrade também é conhecida.

Ginásio Municipal Bonifácio Cardoso, em Guarulhos (Grande São Paulo), local que revelou Rebeca Andrade, a ginasta que ganhou ouro e prata nas Olimpíadas de Tóquio, fechou as portas na quarta-feira (4) para reformas - Rivaldo Gomes/Folhapress

No melhor estilo “me dá um limão que eu faço uma limonada”, certa vez as mães ficaram indignadas com o fato de a Prefeitura de Guarulhos ter enviado salsicha como acompanhamento para o almoço. Em vez de reclamar, pegaram a salsicha, fizeram hot-dogs, e, com a venda dos lanches, compraram a mistura para que as meninas pudessem ter uma alimentação mais adequada.

“Muitas coisas a gente tira do bolso mesmo. Cada pai colabora um pouco, compra um collant, um produto que precisa. Fazemos cantina em dia de campeonato, trabalhamos lá vendendo as coisas. Tudo para ajudá-las”, afirma a técnica em enfermagem Ana Paula de Bim Souza, de 38 anos.

Ana Paula preside a Apgar (Associação de Pais da Ginástica Artística de Guarulhos). A entidade foi criada em 2016 para justamente compensar as carências que a administração municipal não supre. Algumas vezes, segundo conta, as mães precisam mandar para as filhas papel higiênico de casa, já que muitas vezes esse insumo básico faltou.

Além disso, sobram críticas para a infraestrutura do ginásio municipal Bonifácio Cardoso, palco onde Rebeca foi descoberta. A pintura do espaço só foi feita, segundo diz a representante das mães, porque os pais das crianças compraram as tintas. Quando chove, o maior problema são as várias goteiras do teto. A manutenção dos equipamentos, essenciais para os treinos, também deixa a desejar, segundo as mães. Até o tablado existente no local é emprestado da Confederação Brasileira de Ginástica.

A gestão do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD) afirmou ter fechado o ginásio na última quarta-feira (4) para reformas.,

As aulas do projeto iniciação estão paralisadas desde o início da pandemia, no início do ano passado. Neste período foram oferecidos treinos à distância, porém, devido a natureza desse esporte, muitos exercícios que dependem de estruturas como barras, cavalos e outros, não podem ser realizados, ainda mais por falta acompanhamento.

Segundo Ana Paula, muitas adolescentes não se interessaram muito pelas aulas online e muitas já falam em desistir.

Tatuagem

O primeiro teste de Rebeca Andrade para saber se tinha ou não talento para a ginástica foi feito com a treinadora Mônica dos Anjos, até hoje professora no projeto Iniciação Esportiva da Prefeitura de Guarulhos.

Retrato de Rosa Andrade, 50, mãe da ginasta brasileira e medalhista olímpica, Rebeca Andrade, junto a quatro de seus oito filhos; da dir. para esq., Emerson, Henrique, Igor e Yago, duas noras e o neto pequeno - Adriano Vizoni 1º.ago.2021/Folhapress

Ela conta que uma tia de Rebeca, que trabalhava na cozinha do ginásio Bonifácio Cardoso, levou a sobrinha para a treinadora a avaliasse, já que a então menina de 5 anos era “espevitada”. “Fizemos um teste de força e velocidade e vimos que ela era muito explosiva e toda musculosinha. Ela fez teste num dia e no outro já estava treinando”, afirma a primeira treinadora da ginasta.

Mônica não esconde o orgulho ao falar da ex-aluna, tanto nas conquistas quanto em relação as luta da Rebeca e da família dela para que ela pudesse treinar. Tamanho orgulho será estampado na pele. A treinadora pretende fazer uma tatuagem com um dos movimentos de Rebeca, um espacate –movimento de abertura das pernas em um ângulo de 180º.

“Quando eu a vi ali [no pódio] passou como se fosse um filme na minha cabeça, a tia trazendo ela pelas mãos, o teste. Ela me representa e vou fazer a tatuagem sim”, disse.

Com a experiência de quem já treinou e viu muitos talentos passarem por Guarulhos, tais como Mariana Oliveira, Júlia Cerqueira, Priscila Cobelo, Marina Silva e Bruna Perandré, todas que já integraram a seleção brasileira de ginástica, Mônica se diz esperançosa em relação a descoberta de novos talentos, porém, afirma que a suspensão das aulas pode vir a prejudicar o desempenho das alunas matriculadas no projeto de iniciação esportiva.

“É tudo novo para a gente. Antes da pandemia, quando se saía de férias, ficava no máximo uns 15, 20 dias longe. Agora não, é muito mais tempo. O corpo muda e é um processo de retomada longo”, afirma.

Resposta

Regiane Martins, 40 anos, chefe do projeto de iniciação esportiva da Prefeitura de Guarulhos afirma que a ginástica artística é apenas uma das cerca de 20 modalidades oferecidas.

Segundo Regiane, antes da pandemia eram atendidas cerca de 5.000 crianças até 17 anos. “O objetivo é o de passar o esporte para crianças e adolescentes como ferramenta de inclusão social, e mais do que detecção de talentos, prezamos a questão de valores, melhora da autoestima e saúde”, afirma.

A chefe do projeto de iniciação esportiva confirmou que a procura aumentou muito após o êxito de Rebeca. Entretanto, em entrevista concedida na última terça-feira (3) no início da tarde, ela não soube dizer quando o ginásio passaria por melhorias ou seria ampliado.

À noite, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Guarulhos informou que no dia seguinte o ginásio seria fechado para reformas. Questionado sobre o motivo disso ter acontecido só neste momento, logo após as medalhas de Rebeca, a prefeitura disse que a prioridade até então era o atendimento às demandas relativas à pandemia.

A prefeitura confirmou ter enviado salsicha às atletas do ginásio Bonifácio Cardoso, entretanto, afirmou o produto fazia parte do cardápio e que eram oferecidos outros alimentos, tais como frango e frutas.

Em relação à infraestrutura do espaço, a prefeitura informou que o ginásio Bonifácio Cardoso recebeu nova iluminação e pintura e que havia projetos para reforma da cobertura, além da construção de um novo ginásio na quadra ao lado do Bonifácio Cardoso, porém, dependiam de recursos de outras fontes, tais como emendas parlamentares.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.