Descrição de chapéu Coronavírus

Pessoas acima dos 70 anos podem tomar a 3ª dose da vacina em SP a partir desta segunda (27)

Também podem tomar a dose suplementar contra a Covid pessoas a partir dos 80 na capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo começa a aplicar a terceira dose de vacina contra a Covid-19, em pessoas a partir dos 70 anos de idade nesta segunda-feira (27). É preciso ter tomado a segunda dose há pelo menos seis meses.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, cerca de 174 mil pessoas poderão tomar o reforço na capital. É preciso levar o cartão de vacinação que registrem que as duas primeiras doses foram tomadas e as datas. Na capital paulista também é necessário levar comprovante de endereço.

A gestão Ricardo Nunes (MDB) também anunciou a antecipação da segunda dose do imunizante da Pfizer, de 12 para 8 semanas, a partir desta sexta-feira (24), para pessoas de 28 a 41 anos que já tomaram a primeira dose da vacina. Com relação aos outros imunizantes, o intervalo para a segunda dose segue sendo de 12 semanas para AstraZeneca e 28 dias para Coronavac.

Começou na sexta-feira (24) a redução de tempo entre quem tomou vacina da Pfizer, contra a Covid-19 - Zanone Fraissat/Folhapress

Pessoas acima dos 18 anos, com alto grau de imunossupressão, já imunizadas com a dose de reforço, ou vacina única, há pelo menos 28 dias— com exceção de gestantes e mulheres que deram à luz recentemente — também podem tomar a dose complementar.

Também estão aptos a tomarem a terceira dose contra o coronavírus na cidade, de acordo com a prefeitura, idosos acima dos 80 já imunizados com duas doses da vacina, há pelo menos seis meses.

A antecipação da imunização foi motivo de comemoração para o analista de sistemas Leonardo Silva Jorge, 30. Ele não encontrou fila para ser vacinado na UBS Humaitá, na Bela Vista, região central da capital paulista, na sexta-feira (24). Para ele, a imunização não deve ser encarada apenas como uma vitória pessoal, mas coletiva.

"Ajuda a não disseminar a doença", afirmou. "A questão da vacina não é só para você, é para a população inteira", disse ainda o analista. Mesmo imunizado com a segunda dose, ele afirmou que vai continuar seguindo as orientações de prevenção à Covid-19.

Mulheres que deram à luz recentemente, além de gestantes, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, só podem ser imunizadas na cidade com doses da Coronavac ou Pfizer. A aplicação é feita em Unidades Básicas de Saúde.

A questão da vacina não é só para você, é para a população inteira

Leonardo Silva Jorge, 30 anos

analista de sistemas

"No momento a vacinação com dose adicional para gestantes e puérperas não está sendo realizada", afirma a pasta da Saúde municipal, em trecho de nota.

Segundo o Vacinômetro, sistema do governo estadual que atualiza em tempo real as doses de imunizantes aplicadas em todo o estado de São Paulo, foram usadas até o momento na capital paulista 17.420.510 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 10.317.182 de primeira dose, 6.682.910 doses de reforço, além de 97.768 doses complementares e 322.65 aplicações únicas.

SERVIÇO

Segunda-feira (17)

  • Idosos a partir dos 70 podem tomar a terceira dose de vacina contra a Covid-19. É preciso ter tomado a segunda dose há pelo menos seis meses.
  • Também estão aptas a se imunizar com a dose complementar idosos entre 80 e acima dos 90 anos

Primeira dose

  • Adolescentes de 12 a 17 anos

FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES

Domingo (26/09)

Galeria Prestes Maia (Mega Posto): vacinação D1, D2 e DA. Praça do Patriarca, 2 - das 08h às 17h
Farmácias Avenida Paulista: vacinação D1, D2 e DA. Avenida Paulista, nº2371 e 266 – das 08h às 16h
Parques: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.

  • CRS Centro: Parque Buenos Aires
  • CRS Sul: Parque do Guarapiranga;
  • CRS Leste: Parque do Carmo;
  • CRS Oeste: Parque Vila Lobos;
  • CRS Sudeste: Parque da Independência e Parque Recreativo CERET;
  • CRS Norte: Parque da Juventude.

A partir de segunda-feira (27/09)

Mega drive-thrus e Farmácias: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.
Megapostos: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.