Descrição de chapéu Centro

Polícia ainda busca grupo que fez arrastão e matou empresário nos Jardins, em SP

Um menor de 17 anos foi apreendido e outros dois suspeitos estão sendo procurados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Flores em homenagem a Leonardo Iwamura, 42 anos, foram colocadas em frente à cafeteria dele, na alameda Ministro Rocha Azevedo, nos Jardins, região central da capital paulista, em homenagem ao empresário, morto em um assalto na sexta-feira (10), na mesma via onde mantinha seu comércio.

Além das homenagens, cartazes pedindo mais segurança também foram afixados em frente ao comércio, que permanecia fechado nesta segunda-feira (13), em luto pela morte da vítima, conhecida na região como "Japa".

Amigos e clientes colocaram cartazes e flores em frente a loja do comerciante, Leonardo Iwamura, 42 anos, que foi morto durante um arrastão de roubo de celular. na região da rua Oscar Freire, no centro da capital paulista, na sexta-feira (10) - Zanone Fraissat/Folhapress

Iwamura foi baleado e morto após um arrastão para o roubo de celulares na alameda, na sexta à noite. Somente um adolescente, de 17 anos, foi apreendido até o momento pela polícia, suspeito de envolvimento no crime. Outras 11 pessoas foram vítimas dos criminosos, segundo a polícia.


O 78º DP (Jardins), que investiga o caso, não havia identificado outros dois bandidos que aparecem em imagens de uma câmera de monitoramento, até a publicação desta reportagem.

Em tom de indignação, algumas pessoas colocaram cartazes pedindo mais segurança na região. "Trabalhadores com medo de sair e bandidos soltos nas ruas", diz um deles.

Outro fala sobre o direito de usar o celular na rua, sem medo de ser assaltado, além de mais de um que reforça o direito de ir e vir previsto na Constituição.

O empresário Leonardo Iwamura, de 42 anos, morreu durante um arrastão, ocorrido na região da rua Oscar Freire, via conhecida pela lojas de artigos de luxo, na noite de sexta-feira (10), no centro da capital paulista - Reprodução/Leonardo Iwamura no Facebook

Aumento das prisões

Dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública), referentes aos meses de janeiro e julho, indicam que as prisões aumentaram em 36% na região onde houve o latrocínio (roubo com morte), quando comparadas as 347 ocorridas no mesmo período do ano passado com as 473 deste ano.

Em contrapartida, nos sete primeiros meses do ano houve queda no número de roubos em geral, ainda de acordo com a pasta, de 1.072 para 828, representando 22,7%.

O adolescente suspeito de envolvimento no caso foi apreendido ainda na sexta, na rua Faure Rosa, já no bairro de Americanópolis, na zona sul da cidade. O menor teria participado do arrastão.

Ele, de acordo com registros policiais, pilotava uma moto Honda CG branca, sem placa, e tentou fugir ao perceber a aproximação de agentes. Segundo a SSP, ele confirmou ter roubado o veículo dez dias antes do arrastão, afirmando que estava com um comparsa praticando roubos pela região da avenida Paulista. O garupa da moto e outro suspeito conseguiram fugir.

Policiais militares faziam patrulhamento quando foram acionados para atender a uma ocorrência de disparo de arma de fogo. Ao chegarem ao local, encontraram o empresário ferido. O resgate foi acionado para socorrê-lo, levando-o até o Hospital das Clínicas, onde a vítima acabou morrendo.

Câmera de monitoramento mostra suspeito de arrastão apontando arma para uma das vítimas; crime ocorreu na noite desta sexta-feira (10) na região da rua Oscar Freire, zona oeste de São Paulo. Um homem de 42 anos acabou baleado e morto - Reprodução

Uma câmera de monitoramento mostrou que, ao perceber a movimentação com outra vítima, Iwamura, que estava a pé, tentou mudar de direção para não passar em frente aos criminosos, mas acabou sendo abordado e baleado.

Ainda no local, diversas pessoas disseram aos policiais que haviam sido vítimas de um roubo praticado por três homens que estavam em duas motocicletas.

As vítimas passaram as características físicas dos autores, tendo uma delas informado a localização deles, já que estava rastreando seu aparelho celular que havia sido levado pelo trio.

Posteriormente, os policiais foram alertados sobre uma pessoa com as mesmas características informadas, que havia sido abordado por agentes da Força Tática. Os policiais militares disseram que, por meio do rastreador, seguiram até zona sul, onde perseguiram e apreenderam o menor na moto.

O caso foi registrado pelo 78º DP, que realizou a apreensão formal do menor. As investigações prosseguem para identificar os demais envolvidos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.