Passageiros enfrentam estações e trens lotados na linha 9-esmeralda, da CPTM

Empresa diz que há um problema na alimentação de energia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Usuários da linha 9-esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) enfrentaram muitas dificuldades para embarcar na manhã desta segunda-feira (18) com estações e vagões lotados.

Segundo a empresa, do governo João Doria (PSDB), "uma forte descarga atmosférica rompeu um equipamento isolador que protege a rede aérea entre as estações Presidente Altino e Ceasa, afetando a circulação de trens da linha 9-esmeralda desde as 4h". .

A companhia afirmou que a situação foi normalizada pouco antes das 10h.

Passageiros em estação lotada na manhã desta segunda-feira (18) da CPTM, quando houve um problema de energia nos trens da linha 9-esmeralda - Reprodução/TV Globo

Para tentar minimizar o impacto, a CPTM disse que realizou estratégia operacional de circulação em dois trechos - um entre Grajaú e Pinheiros, com intervalos médios de 5 minutos (trecho de maior demanda de passageiros neste horário) e outro entre as estações Grajaú e Presidente Altino com intervalos médios de 10 minutos.

"O trajeto entre as estações Presidente Altino e Osasco deve ser realizado pela linha 8-diamante", afirma a empresa, em nota. "Os passageiros estão sendo informados pelas redes sociais e por avisos sonoros nas estações e trens", diz a CPTM.

Uma das pessoas que enfrentou problemas para chegar ao trabalho nesta manhã chuvosa de segunda-feira foi a estagiária da área de dados Lais Colen, 21 anos. Ela contou ao Agora, que, por volta das 8h precisou encarar aglomeração na estação Presidente Altino, que interliga as linhas 8 e 9 da CPTM, uma vez que os trens não chegavam até Osasco (Grande SP).

Ela, que trabalha na Bela Vista (região central da capital paulista), relatou que prefere utilizar a linha 9 para ir até o emprego, por considerar a melhor opção.

"O trem estava demorando muito e eu sabia que não conseguiria entrar no próximo, devido a quantidade de pessoas. Como trabalho na [avenida] Paulista, peguei outro trem da linha 8 para descer na Barra Funda, pegar o metrô na linha vermelha e, depois, pegar a linha amarela pela República", detalhou.

Devido a toda a mudança no percurso, Colen contou ter chegado atrasada no trabalho. "Eu entro às 9h, mas cheguei às 9h10, porque fui pela linha 8 no final".

Vários passageiros usaram as redes sociais para relatar os transtornos com estações completamente lotadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.